Ciclo de conferências neste Dia Internacional da Mulher

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola Gese da Universidade Federal do Rio Grande FURG promove um ciclo de conferências ao longo do ano, começando nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento marca os 10 anos do grupo. A programação terá início às 18h, na sala de videoconferência do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - Ceamecim, com o lançamento do site oficial do Grupo (www.sexualidadeescola.furg.br). Em seguida, a coordenadora do Gese, Paula Ribeiro, narrará a história do Grupo, com seus projetos e pesquisas.

Para fechar as atividades, uma apresentação cultural, com Elder Oliveira, e distribuição de ikebanas produzidas pelo grupo do prof. Victor Hugo Guimarães Rodrigues (Instituto de Educação).

O Gese começou a desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no ano de 2000 e, desde então, vem realizando projetos de pesquisa com apoio do CNPq, Capes e Fapergs. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências Associação Ampla FURG, UFRGS e UFSM, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desde 2003, desenvolve cursos de extensão para professores do município do Rio Grande e licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande, bem como para os profissionais da educação dos municípios que compõem o cordão litorâneo Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Mostardas.

CURSO - Neste ano, será desenvolvido pelo Gesemais um curso direcionado a profissionais da educação. Será financiado pelo Ministério da Educação e Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. No total, o curso prevê a participação de 500 profissionais da educação da rede pública de Educação Básica (professores/as e profissionais das equipes pedagógica e diretiva), de cinco municípios do estado do Rio Grande do Sul: Rio Grande, Canguçu, Jaguarão, Bagé e Uruguaiana. O objetivo é construir conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica no âmbito das escolas.

O curso terá duração de 80 horas e será desenvolvido de forma semipresencial, ou seja, terá encontros presenciais nos municípios citados e encontros a distância, através da Plataforma Moodle. Além disso, os/as profissionais que participarem do curso deverão elaborar e aplicar um projeto de intervenção em suas escolas, pois acredita-se que, assim, as discussões realizadas ao longo do curso chegarão efetivamente às escolas. O projeto prevê o encerramento em um encontro presencial na cidade do Rio Grande, com todos/as os/as profissionais da educação participantes do curso.

 

Assunto: Arquivo