Um projeto da Universidade Federal do Rio Grande FURG, em parceria com a Superintendência do Porto do Rio Grande - SUPRG, estuda as condições de navegabilidade do canal de acesso ao Porto depois da obra de dragagem de aprofundamento do canal, uma das maiores e mais importantes obras do Programa Nacional de Dragagem (PND) e que teve investimento de R$ 196 milhões em recursos da Secretaria de Portos - SEP, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC (R$ 147, 5 milhões) e do Estado do Rio Grande do Sul (R$ 48,5 milhões).
Com a conclusão da obra, feita pelo consórcio das empresas Odebrecht e Jan de Nul, o porto passa a contar com 18 metros no canal externo (fora dos Molhes da Barra) e 16 metros no canal interno (entre os Molhes da Barra e píer petroleiro), ficando entre os mais profundos do Conesul e consagrando-se como um porto concentrador de cargas.
O projeto Avaliação das Condições de Navegabilidade do Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande Após as Obras de Modernização é desenvolvido pelo Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina da FURG, com base em dados físicos de campo e técnicas de modelagem numérica, sob a coordenação da profª drª. Elisa Helena Fernandes. A segunda etapa deste estudo prevê a utilização de um simulador de navegação para estabelecer as novas condições de segurança e navegação para diferentes tipos de embarcação no Porto do Rio Grande, explica a coordenadora.
SEMINÁRIO - De acordo com a professora, um potencial parceiro da FURG na execução da segunda etapa do estudo é a empresa Oceânica Offshore, 100% brasileira e especializada em projetos de engenharia naval e oceânica, com presença internacional e clientes consolidados em diversos países. Visando consolidar a colaboração entre as instituições, será realizado no dia 6 de março o Seminário Ferramentas de Simulação Aplicadas à Segurança da Navegação. O seminário terá início às 09h, na Sala Lagoas do Cidec-Sul, Campus Carreiros da FURG.
Mais informações sobre o seminário no link abaixo.
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