39ª Feira do Livro: Grande público é esperado para o final de semana

A expectativa é de grande público no último final de semana da 39ª Feira do Livro Porto da Cultura Açoriana. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Rita Patta Rache, é o período que historicamente atrai mais visitantes. Ela ressalta que as novidades deste ano agradaram os frequentadores. Recebemos comentários de que a Feira está mais espaçosa, iluminada, e agradecimentos pela realização de mais atividades literárias, afirma. Na avaliação dos organizadores, o número de visitantes até o momento já se aproxima de 100 mil.

Neste sábado, 4, será realizada a última sessão de autógrafos da Feira, com início às 21h, no Setor de Autógrafos. Desde o sábado anterior, 28, mais de 60 autores participam dessa atividade em noites alternadas. A Arena Cultural recebe às 21h, a sessão literária O uso do desenho no cartum e nos quadrinhos: o papel da ilustração na charge, na caricatura, no cartum e nas HQs, com Edgar Vasques, Rafael Guimaraens e André Macedo. Wagner Passos, do Vagão do Humor, será o mediador da sessão. A seguir, show de mágica e teatro de bonecos. A noite encerra com apresentação do projeto FURG em dança: do salão às ruas, desenvolvido por Ailton Férris, através do Núcleo Artístico-Cultural da FURG.

Participando da 39ª Feira do Livro, a Corsan promove leitura pública de obras literárias desde a terça-feira, 31, em preparação para a Maratona Literária no sábado à noite. O objetivo é estimular o público a ler, numa parceria com a Livraria Acadêmica. A proposta é a leitura coletiva de um romance, sem hora para terminar.

O domingo, 5, terá como atividade no Setor de Autógrafos, o 1º Fórum da Cultura Açoriana do Litoral, numa parceria entre a FURG e o EcoMuseu da Picada. Pelo Ecomuseu, Dulce Mendonça explica que objetivo é integrar estudiosos e pesquisadores da área. Participam como convidados, entre outros, a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul; o Grupo Rio-Grandino Açoriano, o Ponto de Cultura Freguesias Litorâneas, de São José do Norte, integrante da Rede de Pontos de Cultura da FURG; o Centro Português de Rio Grande; e o Centro Municipal de Cultura. Também participam a artista plástica Ana Luiza Morrisson, responsável pela confecção dos estandartes que fazem parte da decoração da Feira; a estudiosa da área Regina Bastos; o ceramista Daniel Veiga, da Arte da Terra, de São José do Norte; o pesquisador Cledenir Vergara Mendonça, do EcoMuseu da Picada; e a poetisa Leineci Pereira Dornelles. Ao final do Fórum, os participantes assinarão uma carta compromisso de continuidade das atividades em cooperação.

Na Arena Cultural, a noite será de premiação do concurso literário Sua poesia vai à Feira, promovido pela Academia Rio-Grandina de Letras. Em sua oitava edição, o concurso contou com 57 inscritos na categoria tema livre e 14 inscritos no tema da feira Porto da Cultura Açoriana.

A noite encerra com o show Lírica poesia para uma pequena sereia, com Luís Mauro Vianna, banda e convidados. De acordo com o músico rio-grandino, o espetáculo fará uma retrospectiva de seus 30 anos de carreira em sua terra natal Por isso o nome do show, o mesmo da música em homenagem à Rio Grande, explica, sobre a composição em parceria com Gilberto Oliveira. Luís Mauro se apresenta com Edinho Galhardi (bateria), Gilberto Oliveira (contrabaixo) e Gambona (guitarra). Como convidados, de Porto Alegre participam New (teclado, arranjos e voz) e Gelson Oliveira (violão e voz) e de Rio Grande, Beto Federal (violão e voz), Didi (voz) e Miguel Isoldi (violão e voz). Serão apresentadas composições próprias em parceria com os músicos que estarão no palco. Abrindo o show, uma homenagem surpresa à cidade.

Na Rua das Crianças, atividades artísticas e literárias voltadas ao público infanto-juvenil, sempre a partir das 19h30min.

 

Assunto: Arquivo