Com raízes encravadas na cultura portuguesa, Rio Grande recebe a 39ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O evento acontece na Praça Didio Duhá, no balneário Cassino, entre os dias 26 de janeiro e 5 de fevereiro. O tema Porto da Cultura Açoriana é uma homenagem aos imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1752 consolidando a presença portuguesa no extremo sul do Brasil.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Rita Patta Rache, salienta que a escolha do tema marca a integração da Universidade com as comemorações estaduais dos 260 anos do povoamento açoriano no sul do país, cuja logomarca oficial foi proposta pelo professor Antônio Valente do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.
Dentro desse espírito, a abertura da feira contará com a participação de 100 artistas populares que farão manifestações de origem afro-açorianas do litoral, como cavalhada, terno de reis e congado. As atividades serão promovidas pelo Ponto de Cultura Freguesias Litorâneas, de São José do Norte, integrante do Pontão de Cultura Geribanda da FURG.
Nesta edição, a Feira do Livro da FURG tem como foco a valorização da literatura, reforçando a importância do livro e da leitura na formação do ser humano como um todo. Mais de 60 autografantes estarão presentes no evento, que reunirá 42 bancas de livros distribuídas por toda a praça. Também haverá a confecção de uma colcha de retalhos, atividade promovida pelo projeto Letras e Linhas do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico Nudese/FURG. Na Rua dos Saberes, o público infantil contará com um espaço para oficinas literárias e culturais, atividades lúdico-pedagógicas, exposições, saraus, palestras e nove bancas exclusivas de livros infantis.
A 39ª edição da Feira do Livro terá como patrono o escritor e secretário do Estado da Cultura Luiz Antonio de Assis Brasil. Romancista, ensaísta e cronista, o escritor possui 50 livros publicados ou organizados, além de 53 capítulos de livros. Atua na área de Letras, com ênfase em teoria literária. O horário oficial de funcionamento da feira será das 19h à 1h. Algumas bancas de livreiros estarão abertas a partir das 17h30min. No dia 1º de fevereiro a feira não estará aberta ao público. O evento é patrocinado pelo Porto do Rio Grande e Petrobras.
SESSÃO LITERÁRIA - A pró-reitora Rita Patta Rache destaca a sessão literária como novidade da feira. Antes dos espetáculos, além da sessão de autógrafos, diversos convidados falarão sobre sua produção literária. Célia Silva Jachemet e Luiz Agnelo Chaves Martins, da Casa dos Açores do Estado do RS Caergs, abrem as sessões literárias na Arena Cultural da feira com o tema A presença Açoriana no RS no sábado, 28. A sessão terá a mediação de Fernando Costamillan do Ponto de Cultura Freguesias Litorâneas. No domingo, 29, ocorrerá a sessão literária Leituras de verão homenagem a Moacyr Scliar Sarau Elétrico, de Kátia Sumam, Luis Augusto Fischer e Claudia Tajes. O mediador será o professor Mauro Nicola Póvoas do Instituto de Letras e Artes ILA/FURG. Na segunda-feira, 30, Luciana Coronel e Artur Emílio Vaz do ILA/FURG serão os mediadores da sessão Conversando com Luiz Coronel. Já na terça, 31, a sessão literária Conversando com Aldyr Garcia Schlle Romance Don Frutos, uma narrativa longa Prêmio Fato Literário 2010, terá a mediação de Fabiane de Oliveira Resende e Cátia Dias Goulart, da Unipampa.
No dia 2, a sessão Religiões de matriz africana no sul do RS, com Maríla Flôor Kosby e Zé Dacy, terá como mediador José Carlos Ruivo, do Instituto de Ciências Humanas e Informação ICHI/FURG. No dia 3, a sessão literária será um Encontro com Academia Riograndina de Letras. Encerrando as sessões literárias, no dia 4, O uso do desenho no cartum e nos quadrinhos: o papel da ilustração na charge, na caricatura, no Cartum e nas HQs, com Edgar Vasques, Rafael Guamaraens e André Macedo. Wagner Passos, do Vagão do Humor, será o mediador.
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS As apresentações artísticas encerrarão as noites na Arena Cultural da Feira do Livro. O show Fados & Lamentos, de Monycah Ramos, com a participação do músico rio-grandino Gilberto Oliveira abre os espetáculos musicais do evento na quinta-feira, 26. Já na sexta, 27, o palco da Arena Cultural terá a apresentação do Quarteto Instrumental da FURG. Logo após, quem encanta o público é o músico Yamandu Costa, que com a participação de Rogério Caetano, no violão de 7 cordas e Luis Barcelos no bandolim, apresenta Chorinho chorão.
No dia 28, o palco da Arena receberá o grupo de dança Rancho Folclórico, da Caergs. A Big Band e o Coral da FURG encerram a programação do domingo com a apresentação Ao som da Costa Brasileira. Na segunda-feira, 30, haverá o lançamento do DVD do 4° Musiurg, por Alexandre Taveira. No dia 31, o público da feira poderá prestigiar a peça i-mundo do grupo de Teatro de Rua Mototóti e, logo após, a MPB Jô Nunes convida Beto Picolli.
As apresentações artísticas continuam na quinta-feira, 2, com a apresentação do Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra Cecune/Porto Alegre e manifestações da cultura afro-açoriana do litoral São José do Norte, Tavares e Mostardas. A orquestra Rossini se apresentará no palco da Arena Cultural da feira na sexta, 3.
No sábado, 4, será apresentado o espetáculo FURG em dança: do salão às ruas, dentro do projeto homônimo ministrado por Ailton Férris, pelo Núcleo Artístico-Cultural - NAC/FURG. Já no domingo, 5, ocorrerá a cerimônia de premiação do concurso literário Sua poesia vai à Feira 8ª edição, promovido pela Academia Rio-Grandina de Letras. Em seguida, encerrando a programação artística e cultural da feira, Luis Mauro, banda e convidados apresentarão Lírica poesia para uma pequena sereia.