Curso é o 2º melhor do Estado e 12º do Brasil
Depois da repercussão da divulgação das melhores Universidades do País no critério aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a coordenação do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande FURG faz uma avaliação sobre o resultado e a visibilidade que o curso alcançou. Pelo ranking, o curso de Direito da FURG figura como o 2º melhor do Estado e 12º do Brasil. Com uma tradição de 50 anos, já formou muitos profissionais de excelência e tem conseguido, nos últimos anos, estar sempre entre os melhores do país. Isso decorre da dedicação e preparo do corpo docente e também pelo nível do corpo discente. Os últimos resultados são fruto dessa convergência entre conhecimento e preparo do corpo docente, com apreensão e aplicação do conhecimento em todos os níveis ou áreas que compõem o Direito na atualidade, afirma a coordenadora em exercício profª. Raquel Fabiana Lopes Sparemberger.
A coordenadora em exercício ressalta que, no critério aprovação em Exame de Ordem, o curso sempre se manteve entre os cinco melhores do Rio Grande do Sul. O resultado do Exame de Ordem pode não ser parâmetro como dizem alguns, mas é um resultado, é um dado. Significa que estamos bem e os novos alunos oriundos de todas as regiões do Brasil fizeram menção a esse resultado no momento das matrículas, conta.
O desempenho no Exame de Ordem não é a única conquista comemorada. Entre os principais resultados obtidos pelo curso, Raquel destaca os selos OAB recomenda desde a primeira edição, a presença no Guia do Estudante da Editora Abril como um dos melhores cursos de Direito do Brasil, recebendo o selo respectivo e a aprovação em vários projetos de pesquisa na Capes e CNPq, além do desempenho de alunos e docentes em seleções de cursos de mestrado e doutorado de conceituadas Universidades Brasileiras, obtendo os primeiros lugares. Os resultados tem demonstrado que temos uma preocupação com a formação de profissionais qualificados. Talvez o preparo dogmático/crítico, hoje, com um olhar mais focado na formação profissional, seja um dos grandes diferenciais.
Segundo Raquel, houve acréscimo considerável nos últimos anos não só em número de alunos, mas em reconhecimento do curso. Hoje temos um grande número de inscritos no Sistema de Seleção Integrada (SiSU) que procuram o curso de Direito da FURG pela sua qualidade, o que possibilitou uma maior visibilidade do curso. Para a coordenadora, isso tem reflexos positivos. Temos alunos dos mais diversos Estados da Federação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Espírito Santo, além de uma diversidade cultural muito grande, com indígenas, afrodescendentes, todos os sotaques, hábitos e modos de ver o mundo, realidade esta que possibilita um diálogo intercultural qualificado e o repensar do fazer jurídico. Ter essa realidade local e global muito presente como juristas é fundamental, na opinião de Raquel, para um bom preparo desses estudantes.
FUTURO Segundo a coordenadora em exercício, as expectativas são otimistas e a meta é continuar entre os melhores. Já estamos entre os 20 mais bem classificados no Brasil e o segundo melhor do Rio Grande do Sul no Exame de Ordem, o que demonstra o nosso diferencial, que é o preparo dogmático/crítico. Nossa meta é melhorar cada vez mais o ensino de graduação e avançarmos, estarmos entre os melhores na pesquisa, na produção e na pós-graduação em Direito do país. Já estamos trabalhando para isso com uma proposta de curso stricto sensu Mestrado em Direito para 2012, revela.