Muito debate, diversificadas apresentações artísticas, rodas de conversa, palestras, oficinas. Estas são apenas algumas das variadas opções apresentadas na programação do Geribanda Movimento de Arte e Cultura na FURG, que começou nesta quinta-feira e vai até a terça, 29. A promoção é das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande FURG.
Embora visando todos os grupos sociais e diversidades, um grande foco está sendo dado à etnia negra, numa integração ao Ano Internacional para os Afrodescendentes, decretado pela ONU em 2011. O Geribanda também abriga em sua programação vários eventos específicos, como a Mostra Artística e Cultural do CAIC, o 6º Fórum da Cultura da Cidade do Rio Grande e o seminário Diálogos e Olhares sobre a Diversidade na FURG, que acontece segunda e terça-feira. Toda a programação acontece no Cidec-Sul, é gratuita e aberta a toda a comunidade.
A abertura do Geribanda será neste sábado, 26, às 20h15min, com entrega do prêmio Resistência Cultural a duas Famílias Amaral; ao maestro Adão Ribeiro (banda Rossini) e a Paulo Jacaré, mestre do Terno de Santinho, da localidade do Povo Novo. A seguir, haverá a palestra do etnólogo e historiador Carlos Moore Wedderburn, professor de Relações Internacionais e chefe de Pesquisa da Escola de Pós-graduação da Universidade do Caribe (Kingston, Jamaica), falando sobre africanidade e o conceito de negritude no contexto brasileiro do ensino de história da África.
Arquivos
Confira a programação completa clicando aqui.