A Universidade Federal do Rio Grande FURG sedia até a sexta-feira, 25, o 4º Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar, no Cidec-Sul, Campus Carreiros. O evento reúne cerca de 180 representantes de 68 cursos de graduação e pós-graduação do Brasil, entre coordenadores e estudantes. O evento busca qualificar a formação de profissionais para a área. São palestras e workshops que preparam os coordenadores de cursos para o desenvolvimento do País e da região, que cresce a cada dia com o polo naval.
Para o coordenador do evento, professor José Henrique Muelbert, cada vez mais o País está vivendo do mar. O encontro ocorre na hora certa, quando Rio Grande mais precisa de profissionais capacitados. O 4º Encograd-Mar congrega o 2° Encontro de Empresas Juniores da Área de Ciências do Mar (2° EncoJunior-Mar), o 1º Encontro de Editores de Periódicos da Área de Ciências do Mar (1° Peci-Mar) e o 3º Workshop dos Grupos de Trabalho do PPG-Mar.
O evento é organizado pelo Comitê Executivo para a Consolidação e Ampliação dos Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPG-Mar), Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), FURG, Secretaria e Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm e Cirm).
LIVRO Ao final da manhã desta quarta-feira, 23, dedicada à abertura oficial do evento, foi realizado o lançamento do livro Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático. A obra surgiu a partir do projeto Amazônia Azul: a experiência embarcada, desenvolvido durante quatro anos pela FURG em parceria com a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), hoje Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto envolveu mais de 300 alunos dos Cursos de Oceanografia de 12 instituições de ensino superior em cruzeiros realizados no Navio de Pesquisa Oceanográfica Atlântico Sul da FURG.
O objetivo do projeto foi estender a todos os cursos do País a experiência vivenciada por acadêmicos da FURG na disciplina de Práticas e técnicas de equipamentos oceanográficos. Quem gosta de Oceanografia, de Ciências do Mar, sabe que embarcar em um navio de pesquisa é uma experiência única, inesquecível, destaca o coordenador do projeto e organizador da obra, professor Danilo Calazans.
O manual inédito apresenta em 13 capítulos um guia completo desde o planejamento de um embarque científico até as formas de coleta de material e instruções de salvamento, em caso de acidente. Com fotos e textos explicativos, a ideia é que o pesquisador embarque nas expedições sempre com o guia em mãos.
O livro foi entregue aos coordenadores participantes do encontro e deve ser distribuído de forma gratuita aos alunos que participaram do projeto, instituições, pesquisadores e bibliotecas.