Durante o período de 20 a 23 de outubro a equipe AEROFURG participou da 13ª Competição SAE Aerodesign em São José dos Campos (SP). Os resultados finais completos costumam levar algumas semanas para ser conhecidos. Inicialmente será apresentada a classificação da equipe AEROFURG até a quinta bateria realizada.
Na fase classificatória, das 68 equipes participantes na classe regular, apenas 33 conseguiram classificação. Após a quinta bateria, a equipe AEROFURG estava na 15º posição com uma carga paga de 8,72 quilos para um peso de aeronave de 3,72 quilos. Em função de incidente que rompeu asa da aeronave na tentativa de voo seguinte, na qual era tentada uma carga paga de 9,9 quilos. Na classificação final, provavelmente a equipe deve perder algumas posições, informam os responsáveis pela equipe rio-grandina. Independente disso, essa foi a melhor participação do grupo até agora.
A participação da equipe AEROFURG tem melhorado a cada ano. Isso é resultado de um acúmulo de conhecimento e experiência, além de uma melhor organização e aperfeiçoamento das condições técnicas da equipe.
Como proposta para o próximo ano, a equipe pretende disseminar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua participação no projeto SAE Aerodesign, através do oferecimento de Cursos de Extensão em Aerodinâmica. Além disso, é importante garantir a manutenção dos apoios internos até agora obtidos e trabalhar no sentido de viabilizar alguma forma de financiamento externo, seja por agências de fomento ou patrocinadores, explicam os responsáveis pelo AEROFURG.
A competição realiza-se em uma das pistas auxiliares do aeroporto de São José dos Campos. Neste ano participaram 97 equipes de 78 instituições, contando com oito equipes estrangeiras (seis da Venezuela e duas do México), divididas em três categorias. No total, entre estudantes de Graduação e Pós-graduação e professores, foi alcançada a marca de 1.419 participantes. A AeroFURG participou da classe regular, juntamente com mais 67 equipes.
A AEROFURG é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia e participa, ininterruptamente do projeto SAE Aerodesign desde 2007. As atividades inerentes ao projeto SAE Aerodesign são desenvolvidas, basicamente, no Laboratório de Sistemas Térmicos da Escola de Engenharia.
Neste ano viajaram a São José dos Campos os seguintes estudantes: Rodrigo Duarte Troina, Rodrigo Costa do Nascimento, Douglas Dias Charnaud, Rafael Alves Travassos Tavares, Bolívar Maciel dos Santos, Maicon André Saabedra Sena, Thauã Spanhol de Aguirte, Luan Assis Moura Ferreira, Jefferson Girão da Silva, Álvaro alves Krause, Matheus Pimentel Gomes e Gabriela Griebler Gusmão, sob orientação do professor Cláudio Rodrigues Olinto.
Origem
Esse tipo de evento ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade). A partir de 1999 a competição passou a constar também do calendário de Programas estudantis da SAE Brasil. Desenvolve-se a partir de um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Ao participar do projeto SAE Aerodesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. Nesse processo são desenvolvidas diversas habilidades, muito importantes na formação de profissionais de Engenharia, como trabalho em equipe, tomada de decisões, comprometimento com as atividades, além de toda uma gama de conhecimentos técnicos específicos da Engenharia Aeronáutica, que normalmente não fazem parte dos cursos de Engenharia Mecânica.