FURG realiza primeira expedição glaciológica

Atividade preparou pesquisadores para participarem da Expedição Criosfera ao interior da Antártica

O Laboratório de Monitoramento da Criosfera (LaCrio) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) realizou uma Expedição Glaciológica à Geleira Grey, no Campo de Gelo Patagônico Sul. Essa foi a primeira expedição glaciológica realizada pela FURG. A atividade foi coordenada pelo prof. Jorge Arigony-Neto, do LaCrio/FURG e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), em conjunto com o dr. Ricardo Jaña do Instituto Antártico Chileno (Inach). Além da participação dos coordenadores, a expedição contou com a presença de um estudante do LaCrio, outro da Universidade de Magallanes, em Punta Arenas (Chile) e de um guia de montanha chileno.

Segundo o prof. Arigony, a expedição teve como objetivo o treinamento de pesquisadores e alunos em técnicas de deslocamento, resgate e auto-resgate em áreas de fendas na superfície de geleiras; e a obtenção de verdade de campo (verificação no local) para validar informações obtidas com o processamento de imagens do radar satelital Cosmo-SkyMed da Agência Espacial Italiana (ASI). Uma campanha de aquisição de imagens desse sensor foi programada com a ASI para começar na semana da Expedição Glaciológica à Geleira Grey e encerrar em maio de 2012, quando deverá ser realizada uma segunda expedição a essa geleira, revela o professor.

O treinamento foi ministrado na superfície da Geleira Grey pelo guia de montanha chileno Ivo Kusanovic para preparar os cientistas brasileiros e chilenos para o trabalho na Geleira Union (Ellsworth Mountains) nos meses de dezembro e janeiro próximos, durante a Expedição Criosfera ao interior da Antártica, organizada pelo prof. Jefferson Simões, diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e coordenador geral do INCT da Criosfera.

Os estudos glaciológicos desenvolvidos durante a expedição se concentraram na realização de medidas da velocidade de fluxo da Geleira Grey com o uso de equipamentos GPS de alta precisão e na identificação de diferentes tipos de gelo e feições de derretimento na superfície da geleira. Esses dados serão usados para calibrar métodos computacionais, tanto para estimar a velocidade do fluxo de geleiras a partir de pares subsequentes de imagens de satélite, quanto para a identificação automática de diferentes tipos de gelo e feições de derretimento em imagens do radar satelital Cosmo-SkyMed, permitindo o uso dos métodos desenvolvidos para a investigação da dinâmica dessa e de outras geleiras da Patagônia e da Antártica, explica Arignoy. De acordo com o professor, a análise de uma série de imagens de radar adquiridas na primavera-verão 2011/2012 permitirá uma contribuição ao conhecimento da dinâmica de fluxo da Geleira Grey durante a estação de ablação (derretimento).

Com a expedição glaciológica, realizada entre os dias 03 e 07 de outubro, foi possível ainda desenvolver uma logística para a realização de expedições científicas para essa região da Patagônia e iniciar um programa conjunto de treinamento de estudantes em métodos glaciológicos de investigação de campo.

 

Galeria

extração de amostra das camadas superficiais de gelo

extração de amostra das camadas superficiais de gelo

Assunto: Arquivo