Acadêmicos de Medicina haviam feito denúncias contra a instituição
A direção do Hospital Universitário (HU) recebeu na tarde desta segunda-feira (3) a comissão da Câmara de Vereadores formada para averiguar as reclamações feitas por alunos do Curso de Medicina quanto às condições de funcionamento da instituição. Durante uma hora e meia, o presidente dessa comissão, Thiago Gonçalves - Thiaguinho (PMDB), e mais os vereadores Luiz Francisco Spotorno (PT) e José Antônio da Silva - Repolhinho (PSDB) ouviram as ponderações do diretor geral do HU, Tomás Dalcin e de outros membros da Direção.
Thiaguinho mencionou cada item relacionado e que seriam os motivos da manifestação feita recentemente pelos estudantes. Todos eles foram respondidos por Tomás e demais integrantes da Direção durante a reunião. De acordo com o diretor, a ida dos vereadores ao HU foi muito importante para evitar que informações distorcidas sejam espalhadas e denigram a imagem do Hospital que é de ensino e um orgulho para Rio Grande. O HU está aberto para qualquer explicação que seja necessária, afirmou. Ele lamenta é que os estudantes ainda não tenham procurado a Direção para conversar. Só com o diálogo conseguiremos de forma conjunta buscar as soluções.
Sobre a presença de moscas, denunciadas pelos acadêmicos, Tomás informou que tem trabalhado de forma incessante para resolver essa questão. Já ampliamos a quantidade de telas e de iscas no hospital para impedir o acesso e eliminar os insetos, assinalou. Há alguns fatores, no entanto, que provocam o alastramento das moscas. Entre eles estão as obras do Rincão da Cebola e a proximidade com a Central de Hortigranjeiros.
Quanto à retirada de televisores e frigobares de alguns quartos, Tomás explicou que os convênios é que mantinham os equipamentos. Como o Hospital passou este ano a atender 100% SUS, não há mais diferenciação entre os pacientes internados. A manutenção criaria um atendimento desigual a quem está sob o mesmo sistema.
A Direção do HU vai elaborar um relatório sobre o que está sendo feto em termos de obras, aquisição e recuperação de equipamentos, além de ações para melhorar o atendimento e o visual do prédio, para entregar à comissão. Devido ao período de realização da reunião, os vereadores não puderam percorrer as dependências do Hospital, mas deverão acertar uma agenda para verificar in loco cada uma das questões levantadas pelos estudantes. Participaram ainda da reunião, pelo Hospital, o diretor administrativo, Léo Amaro da Silveira; a diretora técnica, Suzi Lauz; a coordenadora de Enfermagem, Elaine Miranda Pinheiro; a coordenadora adjunta médica, Marisa Zanchi; e a coordenadora de Infraestrutura, Gicelda Pardo.