Pioneiras da FURG e da Comunicação local são destaque nas mostras da 5ª Primavera de Museus
As mulheres pioneiras no ensino superior da cidade e também na comunicação rio-grandina são os temas de duas mostras abertas nesta quarta-feira, 21, no Núcleo de Memória Nume Eng. Francisco Martins Bastos, da FURG. A abertura teve participação da invernada artística do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, que executou danças tradicionais gaúchas. Os jovens integrantes também declamaram poesias.
Estão sendo realizadas duas exposições no mesmo local, que marcam a presença de dois museus da Universidade na 5ª Primavera dos Museus, promoção do Instituto Brasileiro de Museus Ibram, a fim de mobilizar o maior número possível de instituições no mês de setembro.
O tema proposto pelo Ibram para a quinta edição da Primavera dos Museus é: Mulheres, Museus e Memória. O Nume propôs e apresenta a exposição As Pioneiras da FURG: A Presença do Gênero Feminino no Ensino Superior da cidade do Rio Grande. Estão representadas as primeiras formandas de alguns cursos, professoras que marcaram época nas salas de aula, nos 42 anos da FURG e visitantes importantes como Judith Cortesão.
Já o Museu da Comunicação Rodolfo Martensen, que leva sua mostra ao Nume, destaca as primeiras mulheres a atuar na Comunicação da cidade, com O Pioneirismo Feminino na Comunicação Rio-grandina. Desde Revocata de Mello, que nos anos 1800 manteve durante várias décadas um jornal (Corymbo), até a pioneira do feminismo brasileiro Carmen da Silva, editora da revista Claudia.
JORNADA CULTURAL Como parte da Primavera de Museus, o Nume também
promove, na quinta-feira, 22, às 14h, uma Jornada Cultural com o tema do evento. Serão palestrantes Josiane Alves da Silveira, historiadora e mestranda em Educação pela UFPel, falando sobre A presença feminina na Faculdade Católica de Filosofia da Cidade do Rio Grande; a profªdrª Carla Amorim Gonçalves, da FURG,abordando O MUVIe (museu virtual) sob a ótica feminina e Vanessa Teixeira, museóloga e mestranda em Educação pela UFPel, que falará sobre A memória do Nume e sua trajetória como espaço museal.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. As mostras estão abertas a partir desta quarta-feira, no Nume (Campus Cidade, pavilhão central).