A equipe Protótipo de Microconsumo (Promic), formada por acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica da FURG, irá participar na segunda semana de outubro da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, realizada anualmente no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo (SP). O objetivo da competição é percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível possível.
Desde sua primeira participação em 2008, a equipe Promic alcança colocações de destaque. Em 2010, por exemplo, esteve entre as três melhores da competição, percorrendo 158,746 quilômetros com um litro de combustível.
Dentre os principais objetivos da equipe destacam-se a otimização de motores de combustão, a diminuição da resistência ao rolamento e o estudo de materiais de construção, aerodinâmica e controles sensoriais para aquisição de dados. Com isso, é possível reduzir consideravelmente o consumo de combustível e a emissão à atmosfera de gases poluidores.
O estudo de tecnologias para reduzir o consumo de combustível nos veículos automotores torna-se cada vez mais imprescindível, pois reduzir os níveis de CO2 lançados na atmosfera é de suma importância para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades e para diminuir os impactos gerados pelo efeito estufa. Existem várias maneiras para reduzir o consumo de combustível em automóveis, mas há necessidade de estudos teóricos e práticos para que possam ser implementadas pelas indústrias automobilísticas.
O Brasil se destaca no estudo de fontes alternativas e renováveis de combustível, tais como o etanol e o biodiesel, podendo ser destaque também em tecnologias de melhor aproveitamento dos combustíveis fósseis utilizados até o momento. Desde 1910 o consumo de combustíveis foi reduzido em dez vezes, fato atribuído aos avanços tecnológicos ocorridos nesse período.
Atualmente, os carros populares chegam a percorrer 18 quilômetros com um litro de gasolina. Nesse contexto, projetos semelhantes ao Promic funcionam como um fomento ao processo de pesquisa necessário para se atingir uma maneira cada vez mais sustentável de consumir combustível.