A Universidade Federal do Rio Grande - FURG é responsável pela palestra Estudo sobre a distribuição geográfica da pós-graduação e as suas relações com indicadores socioeconômicos no Brasil, a primeira da programação do Seminário Andifes: Pós-graduação, Inovação e a Expansão das Universidades Federais, nesta quarta-feira, 14, em Brasília, na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O interesse pelo estudo pode ser demonstrado pela presença no seminário do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa. O ministro Mercadante, o presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (Ufop) e o coordenador do Cólégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi) da Andifes, Hélio Leães, farão a sessão de abertura do evento.
O seminário contará com a participação dos reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e convidados das Universidades Federais. A palestra da FURG será proferida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, que integra o Copropi e apresentará a continuidade do estudo realizado sobre as assimetrias regionais para o Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2012 (PNPG). O PNPG apresenta diretrizes que nortearão as ações relacionadas com a pós-graduação no Brasil para os próximos 10 anos.
O pró-reitor explica que, na continuidade apresentada agora, foi utilizado um número maior de indicadores, 33, e contemplados número de doutores por área de conhecimento e de pós-graduação por área de conhecimento e conceitos, além de dados socioeconômicos como população, Ideb, IDH-M, PIB e as frações industrial, agropecuária e de serviço do PIB. Com isso as análises estatísticas foram mais robustas e as conclusões do diagnóstico mais sólidas, com maior possibilidade de uso para o planejamento de políticas públicas de expansão da pós-graduação em consonância com o desenvolvimento regional, afirma.
A palestra do pró-reitor Danilo Giroldo inicia às 9h, logo após a sessão de abertura do seminário, prevista para as 8h30min. A programação completa do evento está disponível abaixo.
Arquivos