O anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário (HU) ficou lotado na noite de quinta-feira (1º) para a abertura da 5ª Jornada Rio-grandina de Urgência e Emergência. O evento voltou a ser realizado depois de três anos. Todos os manifestantes saudaram a organização da Jornada para o retorno das discussões de um tema tão importante.
Representando o reitor João Carlos Cousin, a pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Darlene Pereira, cumprimentou os organizadores pela iniciativa. Todos estamos sujeitos a um serviço de urgência e emergência, assinalou. O crescimento de Rio Grande deve exigir mais ações nessa área.
A diretora da Faculdade de Medicina (Famed), professora doutora Sandra Crippa Brandão, também fez referência àqueles que idealizaram a 5ª edição do evento. Ela lembrou do interesse pela participação com mais de 300 inscritos.
Organizada pela Associação Turma Médica 2014 da FURG, a Jornada propõe um ciclo de palestras e atividades práticas a fim de complementar a formação profissional e social, bem como ampliar os horizontes do conhecimento de seus participantes, visando a preparar com excelência os discentes, atualizar os docentes e proporcionar uma visão gestora do processo de primeiro atendimento a pacientes de urgência e emergência.
Antes do encerramento da solenidade, os organizadores do evento prestaram homenagem a duas pessoas. A primeira delas foi a estudante Bianca Freitas, presidente da Liga do Trauma, que recebeu a lembrança das mãos de Natalia Ethur. A outra homenagem foi ao professor especialista Filipe Geannichini Rodrigues, coordenador da 5ª Jornada. A lembrança foi entregue por Caroline Lara.
A médica Larissa Gonçalves do Nascimento, cirurgiã plástica e restauradora e diretora da Unidade de Queimados da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande, realizou a primeira palestra intitulada Queimados: Primeiro Atendimento. O evento vai até sábado. Nesta sexta-feira, às 19h, palestra Injúria de Submersão e Afogamento, com Luiz Eduardo Schein, professor da Faculdade de Medicina da FURG e médico rotineiro da UTI da Santa Casa de Rio Grande. Para as 20h está prevista a palestra Síndromes Coronarianas, com Felipe Paulitsch, doutor em Cardiologia pela USP, professor adjunto de Cardiologia da Famed-FURG.