O programa de acompanhamento dos acadêmicos indígenas e a proposta do edital para o processo seletivo específico 2012 foram apresentados nesta quarta-feira, 31, durante encontro das Pró-Reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande FURG com lideranças indígenas e representantes da Funai. Também participaram do encontro os acadêmicos indígenas da FURG. O encontro foi realizado no Campus Carreiros e incluiu visita à Casa do Estudante Universitário, no Bairro Bolaxa, durante a tarde.
A proposta de edital para processo seletivo específico foi analisada pelos participantes e foram sugeridos para 2012 os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, História-Licenciatura e Sistemas da Informação (uma vaga por curso). A proposta de edital, junto às considerações feitas no encontro, passará por análise e votação no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) da FURG.
Presente no encontro, a chefe do setor de educação da Funai no Rio Grande do Sul, Marinês de Freitas, destaca que, dentre as Universidades que oferecem ingresso a estudantes indígenas, a FURG é a que melhor tem sistemática de acolhimento e atendimento, com casa do estudante, bolsa e auxílio transporte. Todos se conhecem e se envolvem, o que faz toda a diferença, garante. Além da FURG, ela cita a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que para 2012 fará uma seleção diferenciada para o público indígena, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que fará o primeiro processo seletivo para estudantes indígenas.