Acadêmicos de Letras da FURG participam das deliberações finais do 32º ENEL

Uma delegação de vinte e cinco acadêmicos de Letras representou a Universidade Federal do Rio Grande FURG nas discussões acadêmicas, políticas e culturais do 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL). Considerado o grande evento anual de integração discente da área de Letras do Brasil, teve como um dos principais focos, o político, em que se discutiram as condições dos estudantes de Letras do país, como as futuras condições dos trabalhadores em educação, levando em conta as transversalidades e as multidisciplinaridades. Os debates tiveram como pano de fundo a formação política socializante que atenta à dignidade do outro no espaço das diferenças, conta o presidente do Diretório Acadêmico de Letras, Alexandre da Silva.

Os acadêmicos de letras da FURG, integraram-se aos demais participantes através das apresentações das produções científicas de graduação e pós-graduação, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão que estão em desenvolvimento e aplicação nas Instituições Superiores do país. Atividades como mini-cursos, oficinas, painéis, comunicações orais, palestras, e debates com professores, mestres e doutores, fizeram desse encontro uma oportunidade para a reflexão e para o aumento do conhecimento, além disso, o contato com outras culturas proporcionou bons momentos entre os participantes, completa o presidente.

Ele destaca como ponto marcante a realização do 1º Seminário Nacional de Libras que teve a importante participação da pesquisadora surda Liona Paulus, de Frankfurt, Alemanha, com a palestra O Possível Aprendizado de Línguas Estrangeiras por Surdos. A palestrante mostrou que, se o caminho a ser percorrido pelos surdos em busca do sucesso ainda é tortuoso, uma alternativa para fazer a travessia um pouco mais agradável chama-se determinação, provando que a inclusão é possível e necessária, evidenciando assim a importância do cumprimento da Lei para o ensino de Libras a partir de 2012, afirma.

Na Plenária Final do evento, o maior fórum de deliberação do Movimento dos Estudantes de Letras (MEL), que teve a participação dos alunos da FURG, acordou-se, que os estudantes de Letras apoiarão a jornada de lutas que ocorrerá entre os dias 17 e 24 de agosto reivindicando 10% do Produto Interno Bruto do país para a educação.

Os Estudantes de Letras da FURG e os demais encontristas através da ExNel (Executiva Nacional dos Estudantes de Letras), órgão máximo da representação estudantil de letras no Brasil, uniram-se aos demais estudantes do país e setores da sociedade para lutarem por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Nesse mesmo fórum, defenderam aprovação da PL C122 que criminaliza a Homofobia, lutando contra a criminalização dos movimentos sociais e contra todas as opressões e defendendo o auxílio estudantil e outras causas.

O 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras ocorreu entre os dias 17 e 23 de julho em Goiânia.

O Diretório Acadêmico de Letras Carmem da Silva DALCS, informa que em breve no site do diretório www.dalcs.furg.br, estará disponível uma entrevista realizada com a pesquisadora surda Liona Paulus, outros textos do encontro e do Movimento Estudantil.

 

Assunto: Arquivo