Estudo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande FURG apoiou o capítulo referente às assimetrias regionais do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2012 (PNPG). O estudo foi realizado pelo pró-reitor Danilo Giroldo junto ao Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e apresentado nos 8º e 9º Encontros de Grupos de Pesquisa da FURG.
O Plano Nacional de Pós-Graduação para o período 2011-2020 aponta as diretrizes que devem nortear as ações relacionadas com a pós-graduação no Brasil para os próximos 10 anos e está disponível pelo http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpg-2011-2020.
O documento é dividido em dois volumes. O primeiro apresenta o plano, com um diagnóstico histórico da pós-graduação no Brasil, as perspectivas de expansão, alem de reflexões acerca da avaliação, financiamento, interdisciplinaridade, assimetrias regionais, internacionalização, educação básica, formação de recursos humanos, entre outros. O segundo volume refere-se a uma série de textos produzidos por especialistas que aponta as principais áreas estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação no Brasil.
O pró-reitor Danilo Giroldo destaca a relevância dada no PNPG aos ambientes costeiros e marítimos como área estratégica para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e o tratamento das assimetrias regionais utilizando as mesorregiões como unidade geográfica, como alternativa mais precisa do que a Unidade da Federação ou a macrorregião. O documento é leitura obrigatória para aqueles que estão ligados à pesquisa e à pós-graduação, pois traz elementos muito importantes para justificar projetos de pesquisa e a instalação de novos programas de pós-graduação, afirma.
A apresentação do pró-reitor Danilo Giroldo sobre o estudo realizado e o PNPG 2011-2020 estão disponíveis abaixo.
Arquivos
Apresentação prof. Danilo Giroldo