Quem entrasse na tarde desta sexta-feira (12) no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) veria pessoas com balão nas mãos, apito e pirulito na boca. Parte das moças presentes também usava tiaras enfeitadas. Foi o 2º Intersséries do Curso de Enfermagem da FURG, um evento que tem o objetivo de socializar e promover a inter-relação das séries.
A ideia foi trazida a Rio Grande da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez Doutorado, pela professora Fabiane Ferreira Francione. Na universidade catarinense, esses encontros chamam-se Interfases (fase é cada período pelo qual passa o acadêmico). Segundo a professora doutora, é o momento de diversão e de descontração, mas também de trocar ideias e conhecer o que os alunos vivenciam em cada uma das séries. Poder ser ainda a ocasião de de pesar o plano político-pedagógico, assinala.
Nesses eventos, acadêmicos representantes de cada série explicam à plateia as disciplinas e o que aprenderam na série anterior. Assim, os alunos tomam conhecimento do Curso como um todo. O evento foi organizado pela professora Fabiane e pela professora mestre Maria José Martins Chaplin, conhecida no Curso como Zezé. Pela receptividade, vemos que todos os participantes têm gostado, analisa Fabiane.
Em Rio Grande, foram criadas algumas iniciativas. Uma delas foi o direito que os alunos tinham de ir até a frente do público e apresentar a sua reclamação em relação ao Curso ou outra atividade ligada a sua vida acadêmica. Havia os que elogiavam ao invés de criticar o que era citado anteriormente. Uma votação escolheu o Cara e a Miss do evento. O Cara foi eleito Heitor Biondi, da 8ª série, e a Miss, Letícia Marques, da 6ª série. Houve também a eleição da melhor torcida, tendo vencido a da 2ª série. Os alunos foram liberados das aulas à tarde, mas tinham que ter participado do 2º Intersséries para ganhar a presença.