Rua recebe nome da profª Deborah Thomé Sayão

Na tarde desta sexta-feira, 12, às 15h30min, foi realizado o ato de inauguração de rua em homenagem à profª drª Deborah Thomé Sayão. Falecida em 2006, profª Déborah ingressou na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 1984 e na Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1991, onde se aposentou em 2004. Na FURG, era professora assistente IV e atuou como superintendente estudantil entre janeiro de 1997 e agosto de 1998.

A Lei 6.808, numa proposição da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores do Rio Grande, transforma a antiga Rua T dos Bairros Castelo Branco I e II em Rua profª drª. Deborah Thomé Sayão, destacando o grande vínculo que a professora tinha com a FURG e com estes bairros, que sempre mereceram um olhar especial por parte dos professores.

A homenageada é descrita pelos proponentes como uma profissional preocupada com as questões sociais das comunidades do entorno da universidade, que vivia para fazer a diferença em favor da educação, da liberdade e da cidadania, além de comprometida com a defesa e valorização da mulher e da criança, com um olhar sobre a infância e todas as suas implicações na construção da identidade.

Nascida em 1961 em Rio Grande, filha de Sidiney Rodrigues Thomé e de Dinah Tavares Thomé, profª. Déborah quando criança frequentou a Escola Agnela do Nascimento e a Escola São Domingos Sávio, sendo alfabetizada pela professora Luiza Catarina Dionello. Em sua trajetória como professora da rede pública, atuou nas escolas Bibiano de Almeida, Frederico Ernesto Buchholz e São José do Norte. Concluiu doutorado em 2005 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alguns projetos desenvolvidos pela homenageada no âmbito da FURG

- Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos (Nepe). A professora Deborah foi uma das idealizadoras e fundadoras do Núcleo, atualmente denominado Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância e que este ano completa 15 anos de atuação. O Nepe/FURG foi um núcleo pioneiro na Universidade a ter como foco de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão a educação das crianças de zero a seis anos.

- Projeto de Extensão Atividades corporais na Universidade. Este projeto, desenvolvido a partir de 1991, no Centro Esportivo da FURG, oferece inúmeras possibilidades de atividades corporais aos membros da sua comunidade universitária. Essa experiência contribuiu para que emergisse o fenômeno lúdico no interior da Universidade a partir da ginástica que, compreendida como uma manifestação histórico-cultural, acabou traduzindo-se em possibilidade de criatividade, espontaneidade e ludicidade. A professora Déborah foi uma das coordenadoras deste projeto.

- Grupo de Leitoras e Escritoras de Educação Infantil. Projeto de extensão, criado pela professora Olga Miranda, em 1997 e que teve a colaboração da professora Déborah. Este projeto, que ainda é desenvolvido, tinha o objetivo de oportunizar formação continuada para as egressas do curso de Pedagogia que atuavam com a docência na Educação Infantil.

- Projeto de Pesquisa Caracterização da Educação Infantil no município do Rio Grande RS, desenvolvido pelo Nepe/FURG A professora Deborah foi uma das coordenadoras desta pesquisa. Na primeira etapa desta pesquisa, que se estendeu até o ano de 1999, foram coletados e analisados dados sobre a situação das crianças e das instituições de Educação Infantil na cidade do Rio Grande. As conclusões apontadas, entre outros aspectos, revelaram uma carência de políticas públicas para o setor no município estudado, sendo que um dado alarmante foi a inexistência de atendimento público para a faixa etária de zero a três anos. O estudo também apontou para o fato de que um número pequeno de professoras possuía formação específica em Pedagogia, além de um grande número delas não possuir formação na área da educação, na época em que a pesquisa foi realizada.

A professora Deborah também participou, como coordenadora, da fase inicial da terceira etapa desta pesquisa que teve como objetivo analisar a demanda por creches e pré-escolas no município em questão. Esta pesquisa, que foi realizada nos diversos bairros do nosso município, demonstrou que apenas 26% das crianças de zero a seis anos frequentava creche ou pré-escola e 74% não freqüentavam instituições educativas no período de realização da pesquisa. Este estudo contribuiu para dar visibilidade à necessidade de ampliação do atendimento à educação de zero a seis anos pelo poder público municipal.

Principais áreas/temas de atuação da homenageada

Educação Infantil, relações de gênero na educação, formação docente, brincadeira

 

Assunto: Arquivo