Os indicadores de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande - FURG foram apresentados no 1º Fórum sobre a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação Tecnológica na FURG. O objetivo foi identificar demandas da comunidade científica da FURG em relação à pesquisa científica, inovação e desenvolvimento tecnológico, bem como auxiliar na construção de políticas e ações relacionadas às áreas. Três grupos de trabalho debateram os temas Políticas e Ações para a Iniciação Científica e Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e Relações entre Pesquisa e Extensão.
No GT1, foram discutidas, entre outros temas, as formas de concessão de bolsas a acadêmicos, as formas de avaliação de projetos, a produção científica que tem a participação de alunos e formas de otimizar a seleção de discentes para a pesquisa.
No segundo grupo, os debates ficaram em torno da relação da Universidade com empresas, transferência de tecnologia e, em especial, do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), cujo projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Rio Grande, foi protocolado no dia 26 de julho na Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, em Porto Alegre, para concorrer ao edital de chamada pública 01/2011. O edital é voltado a Parques Científicos e Tecnológicos credenciados no âmbito do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos PGTec.
O GT3 discutiu os desafios para maior interação entre quem faz pesquisa e quem faz extensão na Universidade, para o desenvolvimento conjunto das duas áreas. A ideia central foi ouvir e buscar atender as demandas da comunidade, socializando os resultados das pesquisas feitas na FURG.
O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) durante a tarde desta sexta-feira, 05, no Cidec-Sul, reuniu professores, pesquisadores e estudantes envolvidos com atividades de Iniciação Científica e Tecnológica, além de pessoas da comunidade, interessadas nos temas.