FURG sedia um dos principais fóruns mundiais sobre tubarões e raias

Inicia no próximo domingo, 07, o 7º Encontro da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios - SBeel, realizado nesta edição na Universidade Federal do Rio Grande FURG. Com uma trajetória de 14 anos, o evento é um dos principais fóruns mundiais sobre tubarões e raias.

Pesquisadores, docentes e discentes de diversos Estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Equador, México, Uruguai e Chile discutirão o tema central "Os tubarões e as raias como patrimônio vivo do Brasil", em programação que estende até a próxima sexta-feira, 12. O cronograma de atividades, disponível pelo www.viisbeel.org.br, inclui minicursos, palestras, simpósios e apresentações orais e de pôsteres.

A abertura oficial será às 17h de domingo, no Cidec-Sul, com a presença, entre outras autoridades, do presidente da Sbeel Dr. Manuel Mateus Bueno Gonzáles. A palestra de abertura Três décadas de pesquisa sobre elasmobrânquios no sul do Brasil será proferida pelo prof. dr. Carolus M. Vooren, um dos membros fundadores da Sbeel.

O prof. Vooren fez mestrado e doutorado em biologia na Universidade de Utrecht, Holanda. Em 1979, iniciou na FURG pesquisa e ensino sobre elasmobrânquios e aves marinhas. Em 1982, fundou na Universidade o Laboratório de Elasmobrânquios e Aves Marinhas, onde foram formados dezenas de alunos em níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Seus trabalhos de pesquisa sobre ecologia, biologia e pesca de elasmobrânquios constituem referência nacional e internacional. Suas pesquisas em prol da conservação dos elasmobrânquios no sul do Brasil resultaram em legislação que protege diversas espécies de tubarões e raias.

 

Assunto: Arquivo