Estava tudo tranquilo no Hospital Universitário (HU) no início da noite de sexta-feira (29), e de repente ouviu-se o barulho de uma bandinha vindo do andar térreo. Não era imaginação, mas um grupo de palhaços que adentrava o prédio para levar alegria e um pouco de conforto àqueles que estão internados, principalmente as crianças.
Ao saírem do elevador, no terceiro andar, os palhaços encontraram bastantes curiosos (funcionários do Hospital e acompanhantes de doentes). Um a um, todos os componentes se dirigiram à Pediatria, e começou a apresentação do grupo Palhaço Bolaxa & Seus Amigos. Vieram à cidade para visitar o Bolaxa oito dos melhores palhaços gaúchos: Ondina & Tufoni, bandinha de palhaços do Circo Petitpoá-RS (o palhaço Bem, Ana & Domi), o clown blanc (equipe Michel Viegas - o palhaço futurista Michel e Karina) e o palhaço Filipe Farinha e Dudu - o Mágico Palhaço.
O corredor da Pediatria virou um local de espetáculos com gaita, bumbo, instrumento de sopro, pernas-de-pau e muito mais. Nos quartos, até as crianças com problemas mais sérios de saúde esboçavam um sorriso com as brincadeiras feitas pelo grupo.
Esse tipo de iniciativa contagia até os adultos. A mãe de uma moça que estava internada na enfermaria perguntou se os artistas não iriam ao setor da sua filha. Seria muito bom levar alegria até lá, disse. A visita durou cerca de 30 minutos. Ao se dirigir até o elevador, o palhaço que tocava a gaita olhou para a parede e viu o aviso silêncio. Encenando constrangimento, virou-se para as pessoas em volta e questionou: porque não me avisaram antes?. Essa pergunta arrancou risadas dos presentes.
No retorno ao térreo, o grupo foi até o Serviço de Pronto Atendimento (SPA). A reação dos adultos foi a mesma das crianças. O barulho não era encarado com um incômodo, mas um alívio aos que estavam em processo de recuperação.
Documento
Antes de deixar o Hospital, o personagem Bolaxa, interpretado pelo ator Lóri Nelson, entregou ao coordenador do Núcleo Artístico Cultural (NAC/FURG), Roberto Souza, a cópia da Carta de Santa Cruz. O documento foi elaborado no Encontro Estadual do Circo, que ocorreu nos dias 8 e 9 de julho, na cidade de Santa Cruz do Sul. Depois do HU, os palhaços foram à Fearg/Fecis.