O Laboratório de Pesquisa e Turismo Latur da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, o terceiro do tipo no país, deve ficar pronto em 120 dias. O contrato para as obras que transformarão antigas instalações da Escola Agrotécnica no novo espaço foi assinado com a construtora Gazal logo após a assinatura da escritura da área do Campus de Santa Vitória, na terça-feira, 19. O investimento é superior a R$ 319 mil em recursos do CT Infra Novos Campi.
O prédio do Latur, com 282,77m2, terá laboratórios de agenciamento, análise de potencial turístico, pesquisa-ação, informática, além de miniauditório e estacionamento, entre outros espaços. Será utilizado principalmente para projetos de pesquisa e extensão e aulas práticas. O Latur será coordenado pela professora Lígia Dalchiavon e o investimento total, pelo CT Infra Novos Campi, ultrapassa R$ 499 mil. Para as atividades, o projeto contempla equipamentos como câmeras de vídeo e computadores com software de edição para produção de documentários; Ipads e van com capacidade para 16 pessoas para saídas de campo.
O coordenador do curso de Turismo Binacional, prof. Michel Constantino Figueira, garante que a estrutura estará a serviço de toda área de abrangência da FURG. O Latur pertence a FURG. Se for solicitado, iremos a Três de Maio, onde a FURG está, explica, sobre a possibilidade de atuação não apenas nos campi presenciais, mas nos polos de educação a distância da FURG.