Debate sobre ensino-aprendizagem abre 1º Sintec

Um debate sobre o processo de ensino e aprendizagem, focado especialmente no ensino superior, marcou a abertura do Seminário Internacional de Educação em Ciências Sintec. É a primeira edição do evento, que acontece até sexta-feira, 15, com mais de 700 participantes de instituições brasileiras e do exterior, no Cidec-Sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Os professores Maria Inês Coppello (Udelar), Roberto Nardi (Unesp) e Roque Moraes (PUCRS) apresentaram seus posicionamentos e argumentos para um maior desenvolvimento da educação a partir da formação continuada dos docentes.

A mediadora foi a professora da FURG Gionara Tauchen. A conferência, intitulada "Desenvolvimento profissional dos professores", partiu da provocação sobre como articular diferentes espaços e processos formativos da Educação Superior e Educação Básica, e quais as tensões e desafios que perpassam a construção dos saberes profissionais dos professores que atuam no campo da Educação em Ciências.

Antes do debate, houve a abertura oficial, com as presenças do reitor João Carlos Brahm Cousin; dos pró-reitores Danilo Giroldo (Pesquisa e Pós-graduação); Leila Costa Valle (Graduação em exercício) e André Lemes (Extensão e Cultura em exercício); do diretor em exercício do Instituto de Educação Vítor Hugo Rodrigues; da coordenadora do Ceamecim Paula Costa Ribeiro e do coordenador do Sintec, João Alberto da Silva.

Para o reitor da FURG, o Ceamecim, cujo aniversário de 30 anos está sendo comemorado pelo Sintec e outros eventos ao longo do ano, mostra o comprometimento da Instituição, através dos docentes e discentes, com a Educação em todos os níveis. Reafirmou o posicionamento de que só pela Educação o Brasil chegará a ser um grande país e cumprimentou os palestrantes da noite, reconhecidas autoridades na pesquisa em Educação. Parabenizou o Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (Nuepec), também organizador do evento, como um núcleo comprometido com a continuidade e a seriedade do trabalho. A professora Maria Inês Coppello foi pioneira na criação do antigo clube de ciências, que originou o Ceamecim.

(A cobertura completa do evento está sendo feita pelos veículos impressos da FURG, assim como pela emissora FURGTV).

 

Galeria

Assunto: Arquivo