Prevenção a material perfurocortante em debate na 6ª Sipat no HU

Durante uma semana os funcionários da Faherg/HU terão palestras, ginástica laboral, medição de pressão e exame de glicose. É a 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada no anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital e cujo tema é Cipa! Saúde, Segurança e Prevenção. Preocupamo-nos com Você, mas a Responsabilidade é de Todos. Na abertura, na manhã desta segunda-feira (4), foram destacados os pontos importantes de eventos como esse, principalmente para a maior segurança do trabalhador.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Josele Lima, explica que a quantidade de episódios envolvendo aparelhos principalmente perfurocortantes ainda é expressivo. E preciso que haja a conscientização de que o material descartável utilizado no Hospital deve ser acondicionado de forma adequada, assinala. Segundo ela, de setembro do ano passado até este mês, período em que está à frente da Cipa, foram dez acidentes envolvendo aparelho perfurocortante.

Além de causar danos físicos imediatos ao trabalhador, o corte ou perfuração faz com que a pessoa atingida tenha que tomar um coquetel de medicamentos para evitar possíveis doenças por contaminação em razão da origem desconhecida do material. É um transtorno que devemos evitar, observa Josele. Por isso organizamos uma semana de atividades pensando na saúde e segurança do funcionário. Nesta terça-feira, das 9h15min às 10h, "Perfurocortante" é o título da palestra da enfermeira Karen Knopp de Carvalho.

Durante discurso, o diretor do HU e administrador da Faherg, Tomás Dalcin, enalteceu a iniciativa do evento reconhecendo a importância de promover ações que visem à preservação da segurança do trabalhador e ao manuseio de equipamentos considerados perigosos ao serem descartados. A Cipa está de parabéns pela organização da semana de atividades e por procurar motivar os funcionários a desenvolver as tarefas com responsabilidade, ressaltou.

Após a solenidade de abertura, houve a palestra Uma Boa Alimentação faz a Diferença, com a nutricionista Ângela de Siqueira Camejo. Em seguida, os funcionários da Escola de Enfermagem (EEnf) fizeram a medição de pressão e o exame de glicose. A integrante do Departamento Pessoal do HU, Kátia Pereira, foi uma das primeiras a realizar os dois procedimentos. Na opinião da funcionária, é importante saber como está a própria saúde. Com as orientações ouvidas nas palestras podemos também ajudar, repassando-as aos colegas de trabalho, salientou.

Programação

A 6ª Sipat ocorre até sexta-feira. Serão abordados ainda temas como A importância do Uso de Equipamento de Proteção Individual, Doenças Sexualmente Transmissíveis e desenvolvida ginástica laboral.

 

Galeria

Funcionários puderam medir a pressão e examinar a glicose

Funcionários puderam medir a pressão e examinar a glicose

Assunto: Arquivo