Em audiência pública da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 29, em Porto Alegre, o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande FURG Ernesto Luiz Casares Pinto destacou as ações da Universidade para qualificação de profissionais na área tema do evento: Indústria Oceânica, Petróleo, Gás Natural e Energia. Entre os assuntos abordados, a qualificação de 400 profissionais pela FURG nas áreas elétrica, de planejamento, instrumentação e soldagem, através do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). A formação de profissionais, segundo o vice-reitor, é uma preocupação na área, pois levantamentos feitos para o período 2010-2014 apontam uma demanda de 212 mil profissionais. Só no Rio Grande do Sul, a demanda ultrapassa 6 mil profissionais.
Nesse sentido, apresentou os três cursos de especialização previstos para iniciar em agosto pelo Prominp: Engenheiro de Planejamento; Engenheiro de Campo Construção e Montagem; e Engenheiro Naval. Num convite da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e da Subcomissão do Polo Naval, o vice-reitor apresentou como a instituição vem acompanhando e contribuindo para o desenvolvimento da região, como o aumento no número de vagas nos cursos de graduação (2005-2011), principalmente nas Engenharias, em que houve acréscimo de 134% nas vagas. Dos 13 cursos na área oferecidos pela FURG, o vice-reitor ressaltou os três mais recentes, voltados ao polo naval: Engenharia de Automação; Engenharia Mecânica Naval e Engenharia Civil Costeira e Portuária.
Em transmissão ao vivo pela TV da Assembleia Legislativa, o público pôde conhecer projetos da FURG como do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec) e de três centros avançados: Tecnologia da Informação e Automação; Engenharia de Soldagem; e Intensificação de Processos Químicos. O vice-reitor ressaltou a realização pela FURG do diagnóstico do Polo Naval, com a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, os projetos e ações desenvolvidas no Estaleiro Virtual, no Laboratório de Interação Fluido Estrutura, e no Laboratório de Caracterização de Cabos (Policab), em parceria com a Petrobras, e o projeto Negócio a Negócio, em parceria com o Sebrae.
Destacou ainda a participação da FURG no Prominp, na Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Off-shore (Ricino) e no Centro de Excelência em Engenharia, Suprimento e Construção (CE-EPC). Sobre o efeito das redes/centros de excelência, citou o exemplo da Coreia do Sul, que em 1980 não possuía nenhuma rede/centro de excelência e em 2007 alcançou o patamar de aproximadamente 15 mil, tendo como consequência direta o aumento no PIB, que em 2002 chegou a ultrapassar o do Brasil.
O reitor João Carlos Brahm Cousin, a pró-reitora de Graduação Cleuza Maria Sobral Dias e a chefe de Gabinete Rozana Almeida também prestigiaram a audiência pública. A participação da FURG pode ser conferida pelo link http://www.al.rs.gov.br/tvassembleia/Principal.asp da TV Assembleia.
Abaixo, a apresentação do vice-reitor durante a audiência pública.
Arquivos
Apresentação FURG no Polo Naval