FURG participa de audiência pública e de reunião em Porto Alegre

Na quarta-feira, 29, a Universidade Federal do Rio Grande FURG é uma das convidadas na audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado sobre desenvolvimento do Estado tendo como foco a Indústria Oceânica, Petróleo, Gás Natural e Energia. O evento inicia às 9h30min, no Plenarinho da Assembleia. Representando a FURG, participam o reitor João Carlos Brahm Cousin, o vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto e a pró-reitora de Graduação Cleuza Maria Sobral Dias.

Na ocasião, o vice-reitor apresenta breve relato histórico da Universidade e as principais ações de capacitação tecnológica, como a duplicação das vagas nos cursos de graduação (2005-2011) e o crescimento de 290 para 680 vagas nas Engenharias. Serão apresentados o Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), criado pelo Conselho Universitário e registrado no Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec), e a construção de três centros avançados: Tecnologia da Informação e Automação; Engenharia de Soldagem; e Intensificação de Processos Químicos. O vice-reitor abordará ainda a participação da FURG em redes e centros de excelência, tais como o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), a Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Off-shore (Ricino) e o Centro de Excelência em Engenharia, Suprimento e Construção (CE-EPC).

O convite é da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, através de seu presidente deputado Adilson Troca, e da Subcomissão do Polo Naval, através de seu relator deputado Alexandre Lindenmeyer.

EDUCAÇÃO À tarde, o reitor João Carlos Brahm Cousin, o vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto e a pró-reitora de Graduação Cleuza Maria Sobral Dias participam de reunião da Câmara Temática Pacto Gaúcho pela Educação, na Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. A Câmara trata da criação da rede entre Governo do Estado, universidades federais, universidades comunitárias, institutos federais e centros de pesquisa, para a formação de professores, alunos e trabalhadores.

O objetivo, entre outros, é promover a produção de conhecimentos, a difusão tecnológica, a inovação e a qualificação profissional, na integração com as cadeias produtivas locais, as vocações regionais e as demandas dos setores produtivos e sociais.

 

Assunto: Arquivo