Cram/FURG recebe mais pinguins sujos de óleo

Chega a 52 o número de pinguins de Magalhães em tratamento no Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Além dos 19 que já estavam em tratamento desde o final de semana, na quarta-feira, 22, o Centro recebeu mais 24 pinguins, localizados em Mostardas. Os demais foram encontrados em São José do Norte e no balneário Cassino.

Cobertos de óleo, desnutridos e desidratados, os animais são na maioria juvenis, passam por exames e recebem hidratação e alimentação. A oceanógrafa do Cram/FURG, Andréa Adornes, acredita que alguns, com maior peso, poderão passar pelo banho para retirada do óleo já na semana que vem.

Entre os pinguins que deram entrada no Centro nesta semana, dois, em situação mais delicada, faleceram. O Cram/FURG deve receber mais pinguins neste final de semana, vindos do Parque da Lagoa do Peixe, em Mostardas, e do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé, onde 70 estão em tratamento.

Não há informações sobre a origem do óleo, mas as suspeitas são de liberação por embarcações durante operação clandestina de troca de combustível. Nessa época do ano, entre junho e início de setembro, os pinguins estão em período de migração, da Patagônia até Cabo Frio-RJ, em busca de alimento.

 

Assunto: Arquivo