Projeto Educação para Pescadores inicia atividades

Nos dia 13, 14 e 18 de junho ocorreu no contexto das ilhas da Torotama e dos Marinheiros as aulas inaugurais do Projeto Educação para Pescadores. Essa atividade consistiu na acolhida das comunidades para o início do ano letivo que, em decorrência da pesca, começa em junho. De acordo com o coordenador do Projeto, Sicero Miranda, "esse momento foi de suma importância para o aprendizado de todos motivando a continuidade do trabalho. A cada relato dos educadores e educandos ficou evidente a importância de um trabalho que pode se adequar à realidade das comunidades".

Os integrantes do projeto ressaltam a importância dessa proposta ser um sonho coletivo resultado de inúmeras parcerias. Nesse sentido a equipe reconhece a contribuição dos parceiros: Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef-FURG), Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets-FURG), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular Julia Nahuys Coelho (Neeja), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Secretaria Municipal de Pesca (SMP), Colônia de Pescadores Z1, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) e as escolas municipais Cristóvão Pereira de Abreu (Ilha da Torotama) e Renascer (ilha dos Marinheiros). Citam ainda a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), pelo apoio na viabilização desse projeto e a presença do diretor de Extensão, André Lemes da Silva, bem como Washington Luiz dos Santos Ferreira, que abordou a pesca artesanal.

A organização desses encontros contou também com a colaboração do grupo PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. O grupo teve a oportunidade de vivenciar momentos de troca recíproca entre educando e educadores e, assim, possibilitar uma relação muito profícua entre os saberes acadêmicos e populares.

 

Galeria

Assunto: Arquivo