Exposição do acervo do Projeto Memória in Vitro no Sobrado dos Azulejos

Na quinta-feira (9), às 18h, no Sobrado dos Azulejos, terá inicio uma exposição com o acervo parcial do Projeto Memória in Vitro, de iniciação à pesquisa, com fomento Pibic/2010-11. A coordenação é da professora Teresa Lenzi, do Curso de Artes Visuais da FURG, sendo desenvolvido pela bolsista Monique Machado e um grupo de voluntários: Ana Luisa Dresch, Sandra Akemi Sato, Nadiele Ferreira Pires, Lennon Brun Porciúncula e Domingos Savio Dias, todos acadêmicos do Curso de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado, do Instituto de Letras e Artes ILA/FURG).

O projeto Memória in Vitro é uma iniciativa de salvaguarda, recuperação e preservação de um conjunto de negativos em vidro que contêm registros de ações transformadoras sobre o território rio-grandino iniciadas no século 19, especificamente do manejo da região litorânea da cidade do Rio Grande. Isso com vistas à adequação dos espaços, à sobrevivência e à mercantilização no período compreendido entre 1895 a 1940, do antigo porto marítimo até o Molhe Leste da Barra, e que vem sendo desenvolvido a partir de 1996.

Desde o inicio das atividades o acervo do Memória in Vitro já foi exposto, em suas inúmeras etapas, em diversos lugares. Entre eles, Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa/Setor de Fotografia - Porto Alegre 1999, Biblioteca Pelotense 1999, Museu da Cidade do Rio Grande 2011, Biblioteca da FURG 2009, Feira do Livro do Cassino, 2º Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, no Cidec-Sul, de 6 a 8 de outubro de 2010, e Encontros e Diálogos com Educação Ambiental - Cide-Sul - 2011. A mostra permanecerá aberta até o dia 20 de junho.

 

Assunto: Arquivo