Doutorando chinês faz experimento em laboratório da FURG

O doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gu Jijun, está desenvolvendo o experimento de sua tese no Laboratório de Interação Fluido-Estrutura (Life) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo, na área de Engenharia Naval Oceânica, envolve ensaio com cilindro para estudar o comportamento de risers (dutos utilizados em plataformas para a importação ou exportação de petróleo) diante da ação de correntes marítimas.

No tanque de reboque do laboratório, a estrutura em análise é arrastada ao longo de 16m e sensores ligados ao cilindro captam informações referentes aos esforços e movimento da estrutura e à formação de vórtices (popularmente chamados redemoinhos) no fluido. O estudo pretende reproduzir, em modelo reduzido, a vibração que acontece naturalmente em risers instalados em águas profundas.

O fenômeno é conhecido como vibração induzida por vórtices e pode ocorrer em qualquer estrutura submetida a escoamentos externos, como em edifícios, onde a ação do vento pode provocar essa vibração. O experimento visa a compreender os fenômenos físicos envolvidos e validar modelos numéricos a partir dos dados coletados pelos sensores. Em termos práticos, estudos como esse servem de base para o desenvolvimento de novas tecnologias que reduzam os efeitos das vibrações, diminuindo custos e aumentando a vida útil das estruturas e a segurança na extração de petróleo no mar.

A tese é orientada pelo prof. dr. Carlos Levi, do Laboratório de Tecnologia Oceânica e reitor eleito da UFRJ, e co-orientada pelo prof. dr. Waldir Terra Pinto, do Laboratório de Interação Fluido-Estrutura da FURG. Gu Jijun retorna ao Rio de Janeiro na segunda-feira, 06, mas estará novamente na FURG para uma nova fase do estudo em setembro. A previsão para a conclusão da tese é agosto de 2012, quando o acadêmico pretende retomar o trabalho na China University of Petroleum (Beijing).

 

Galeria

Assunto: Arquivo