Livro aborda trabalhos da Rede Família em Rio Grande

Os diferentes aspectos relativos ao trabalho em rede realizado no município do Rio Grande a partir do projeto Rede Família são abordados no livro Multiplicando Saberes: Trabalhando em rede para garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os trabalhos em rede iniciaram em 2002, com reuniões promovidas pela 8ª Coordenadoria da Divisão da Criança e do Adolescente, ligada a Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto contou com inúmeras parcerias, entre elas, o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua) da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, que auxiliou na capacitação de profissionais que atuam com crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Outros parceiros foram a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, por ter aumentado a equipe de trabalhadores e oferecido estrutura física para a realização do trabalho e a Secretaria Municipal da Saúde por disponibilizar um local para a equipe do projeto. Posteriormente mais parcerias foram aderindo ao projeto, entre elas, o Juizado da Infância e da Juventude, o Ministério Público e as entidades de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes do Município do Rio Grande. A primeira entidade a abraçar a proposta foi a Casa do Menor.

Também aderiram à proposta a Rede de Atendimento Ampliado do Município, em especial a Estratégia Saúde da Família, a Casa da Criança Augusto Duprat; o Senac; o Sesc, a rede comunitária dos bairros Castelo Branco, Santa Rita de Cássia e São Miguel, os quais fazem parte do Programa Estadual de Prevenção à Violência (PPV), implantado em 2009, quando o município foi detectado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul como o 11º colocado em índice de violência entre os municípios gaúchos.

Ao longo do projeto, além do atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foram inseridas as famílias, para dar voz a esses sujeitos. O atendimento é feito por profissionais capacitados: a Rede Família conta com uma equipe técnica composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e a coordenadora executiva, da área jurídica, entre outros profissionais parceiros. Os profissionais que atendem crianças e adolescentes advindos de famílias em situação de risco também foram capacitados para lidar com a diversidade de situações que se apresentam nestes casos, como o crack, o abuso sexual e outras violências contra crianças e adolescentes para identificar e prevenir as situações de risco.

A professora drª. Adriane Maria Netto de Oliveira da Escola de Enfermagem da FURG participa do livro com o capítulo Violências no Município do Rio Grande: Diagnóstico situacional. O estudo apresentado subsidiou a escolha dos bairros de Rio Grande que apresentaram maior incidência de violências para implementar o PPV em 2009. O PPV é uma proposta do Governo do Estado, em parceria com a Unesco, e tem como meta diminuir os índices de violência no município. A professora é representante da FURG no PPV e presidente do Comitê Municipal do programa.

A publicação está intimamente relacionada ao objetivo de mobilizar o maior número possível de pessoas para multiplicar o que foi construído até então e poder agregar forças em prol de um bem maior que é a garantia dos direitos da criança e do adolescente, através da promoção de um desenvolvimento saudável, explica a professora. Ela ressalta que a Rede Família vem contribuindo para a diminuição da estada de crianças e adolescentes em abrigos governamentais e não governamentais do município, com programas como o apadrinhamento afetivo; o grupo famílias de apoio, que auxilia as famílias de crianças institucionalizadas a se fortalecerem e vencerem as adversidades; e, por último, o grupo de adoção, para capacitar as pessoas aptas pelo poder judiciário local a adotarem uma criança.

O livro foi lançado no dia 11 de abril, às 18h, na Livraria Vanguarda. Participaram do lançamento, entre outras autoridades, o secretário da Cidadania e Assistência Social Leonardo Salum, a coordenadora municipal do PPV psicóloga Cláudia Beatriz Degani Cardozo de Aguiar e a coordenadora técnica do Projeto Rede Família Maria Cristina Carvalho Juliano. A obra conta com o patrocínio da Petrobras e está sendo distribuída gratuitamente para entidades e órgãos envolvidos no atendimento e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Além da professora Adriane, integram a equipe de autores os servidores da FURG Narjara Mendes Garcia (professora do Instituto de Educação) e Maria Ângela Mattar Yunes (professora inativa) e Clériston Ribeiro Ramos (bibliotecário e documentalista, um dos organizadores da obra). Também são autoras e organizadoras do livro, as acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG Maria Cristina Carvalho Juliano (Doutorado, bolsista Capes) e Deise Parula Munhoz (Mestrado). Cláudia Beatriz Degani Cardozo de Aguiar completa a equipe de organizadores da obra.

Autores: Maria Cristina Carvalho Juliano, Rodrigo Schoeller de Moraes, Sinara Porto Fajardo, José Carlos Sturza de Moraes, Cláudia Beatriz Degani Cardozo de Aguiar, Patrícia Echevengüá Rodales, Adriane M. Netto de Oliveira, Suzana Braun, Thaís Pinto Martins Bueno, Pedro Amado Borges, Raquel Cunha Cruz, Maria Ângela Mattar Yunes, Narjara Mendes Garcia, Ana Maria Tomas Almeida, Maria José Rodrigo

 

Assunto: Arquivo