Canecas substituem copos descartáveis nos restaurantes da FURG

Os Restaurantes Universitários da Universidade Federal do Rio Grande FURG, localizados no Campus Carreiros e no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), implantaram a substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis. A novidade já está em uso pelas cerca de duas mil pessoas que utilizam diariamente os dois restaurantes em Rio Grande para almoço e jantar. As canecas de alumínio adquiridas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) têm o objetivo de diminuir a produção de lixo, uma vez que eram consumidos, em média, 2 mil copos descartáveis/dia.

A ideia de abolir os copos descartáveis surgiu há mais de um ano. Partiu da interação entre a FURG e a comunidade universitária que utiliza os restaurantes, conta a nutricionista da Instituição Cristiane Acosta. Para o período de adaptação dos frequentadores às novas canecas, a nutricionista destaca que está sendo desenvolvida uma campanha de conscientização ambiental. A proposta inclui banners e folhetos explicativos, que no verso trazem ainda campanha voltada à promoção da saúde da comunidade acadêmcia.

Cristiane explica que o restaurante do Campus Carreiros recebeu 1500 canecas e o que funciona no CCMar, 500. O investimento da Prae na aquisição foi de R$ 7.350,00. As canecas são para uso exclusivo dos RUs e, além das primeiras 2 mil, foram previstas ainda mil canecas para estoque, uma vez que o público atendido é crescente a FURG conta com um total 10.961 estudantes de graduação e pós-graduação (nos seis campi), além da comunidade em geral que pode frequentar os restaurantes.

Jaqueline Pereira de Ávila, acadêmica de Artes Visuais, está entre os que aprovaram a iniciativa. Ela almoça no RU do Campus Carreiros todos os dias. Adorei a mudança, diz. Jaqueline frequenta o RU acompanhada do filho Pedro Curi, 18 anos. Gostei. Até falava pra mãe sobre os copos descartáveis, afirma o estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Lemos Jr, demonstrando que a grande quantidade de copos que iam para o lixo ao final das refeições no restaurante já era uma preocupação na família.

Além de diminuir o lixo produzido nos restaurantes, a iniciativa reduziu os custos que a empresa contratada por licitação para oferecer o serviço de alimentação estudantil tinha com os copos descartáveis, e significou a criação de mais um posto de trabalho. Criou uma vaga de emprego e tirou o lixo da rua, garante o gerente geral da Kativar Alessandro Vernier.

O novo ou a nova funcionária está sendo aguardado para a próxima semana. Enquanto não chega, a tarefa de higienizar as canecas ao final do horário de atendimento ao público fica por conta da equipe que já atuava no restaurante, o que não chegou a aumentar a carga horária diária de trabalho. Há dois meses trabalhando no restaurante do Campus Carreiros, Daiane Oliveira Rodrigues conta que somar as canecas à já habitual limpeza de talheres e pratos causou um pouco de transtorno no princípio, mas a equipe já se adaptou à novidade. A questão ambiental é bem maior, afirma.

A introdução das canecas foi gradual e iniciou na quarta-feira, 27, no restaurante do CCMar. Na sexta-feira, 29, os dois restaurantes já utilizavam o utensílio nos serviços de almoço e jantar. No Campus Carreiros, são servidas 1700 refeições diárias e no CCMar, 350.

 

Galeria

Assunto: Arquivo