FURG sediará Centro para a Síntese da Complexidade Ambiental

Um dos objetivos é reunir e qualificar dados para a previsão ecológica

A partir de workshop realizado nesta quarta e quinta-feiras, 30 e 31 de março, será finalizado documento com as bases para a criação do Centro para a Síntese da Complexidade Ambiental (Cenosys) na Universidade Federal do Rio Grande-FURG. O principal desafio é a previsão ecológica, a partir do exercício da síntese de conhecimentos gerados em diferentes especialidades, oferecendo respostas para problemas enfrentados pela sociedade e ainda não atacados.

A proposta partiu dos pesquisadores Eduardo T. Paes, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Douglas Gherardi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Convidado a ministrar curso de Ecologia Quantitativa na FURG, Paes teve contato com bases de dados de monitoramento de diferentes espécies, como aves, mamíferos e plâncton, o que o incentivou a pensar na criação do Cenosys. Os alunos, em sala de aula, começavam a trazer base de dados, projetos de teses, com 17, 20 anos de monitoramento. Percebi na hora que aqui é o lugar de reunir essas informações todas, contou, durante a abertura do evento.

A criação do centro recebeu apoio imediato do reitor João Carlos Brahm Cousin. O que nos motivou profundamente. É uma iniciativa de escala nacional, quem sabe internacional, e a FURG tem todas as condições para o centro ser criado e se manter, pois, para isso, precisa apresentar resultados, afirmou Paes.

O reitor em exercício Ernesto Luis Casares Pinto destacou que o centro irá qualificar a produção científica, diante da necessidade de inovação quando o assunto são os fenômenos naturais. A sociedade cobra uma posição da Universidade em dar respostas mais efetivas, lembrou. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Danilo Giroldo, o centro é estratégico, tanto para FURG, como para todo país, principalmente pelo interesse do governo federal em plataforma oceânica e séries de monitoramento ambiental de longo prazo. Ele lembrou também o momento propício de investimentos em pesquisas no país e no Rio Grande do Sul.

Na primeira palestra da manhã, Douglas Gherardi foi responsável por apresentar a estrutura do Cenosys, que funcionará como integrador de pesquisas e pesquisadores. O Centro se estruturará a partir de um Comitê Consultor Científico e de grupos de trabalho para promover a síntese de sistemas naturais e buscar modelos que incorporem dinâmicas complexas, promovendo a sua aplicação para a sociedade.

Os principais pesquisadores brasileiros na área participam do workshop, no Cidec-Sul, Campus Carreiros. Os resultados do evento serão entregues à reitoria na sexta-feira, 1º de abril, às 18h.

 

Galeria

Principais pesquisadores do país participam do workshop

Principais pesquisadores do país participam do workshop

Assunto: Arquivo