FURG recebe segundo barco apreendido pelo Ibama

A Universidade Federal do Rio Grande FURG recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, o segundo barco apreendido pelo Ibama e doado à Universidade. O Irmãos Hepp XXI é do mesmo proprietário do primeiro barco, doado domingo, à Universidade. A empresa tinha 19 autuações e mais de R$ 1,5 milhão em multas não-pagas. O instituto ambiental federal apreendeu os barcos, que estavam também pescando irregularmente, e os doou à Universidade.

Por ser instituição referência em oceanografia (em 1970 implantou o primeiro curso de graduação no Brasil) e educação ambiental, a FURG recebeu com satisfação as embarcações, que passarão por reforma e serão utilizadas em atividades de ensino e pesquisa. A segunda doação foi assinada pelo reitor em exercício, prof. Ernesto Luiz Casares Pinto, a bordo o Irmãos Hepp XXI, já no píer do Museu Oceanográfico, onde se encontram os dois barcos.

O professor do Instituto de Oceanografia (IO/FURG), Fernando d Incao, não escondia a satisfação pela segunda doação. Ele é também diretor da Estação de Apoio Antártico e responsável pela frota da Universidade. Explicou que há vários anos esperava que a Instituição possuísse um barco semelhante, construído especialmente para a pesca do camarão, como é o Irmãos Hepp. Com a doação, será possível fazer trabalhos de pesquisa seguindo rigorosamente o mesmo ritual de pesca das empresas, o que qualificará ainda mais a pesquisa.

A doação, a exemplo do barco Dona Adelina, entregue no domingo à FURG, foi feita pelo chefe da Fiscalização do Ibama no Rio Grande do Sul, Régis Fontana. Ele disse que o Ibama continuará a fiscalizar a pesca na região e que entregar os barcos à FURG é a certeza de que as doações servirão para a preservação ambiental. O reitor em exercício agradeceu e disse que a atitude do Ibama fortalece os laços entre as instituições, na luta pela preservação.

 

Galeria

Os dois barcos doados, agora no píer do Museu Oceanográfico

Os dois barcos doados, agora no píer do Museu Oceanográfico

Assunto: Arquivo