Empresa pode firmar parceria com a FURG para o setor naval (com apresentação)

Representantes da empresa Forship Engenharia estiveram esta semana no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) fazendo uma apresentação das suas atividades e, principalmente, abordando o conceito de comissionamento. Projeto de parceria entre a companhia e a Instituição pode ser criado.

Comissionamento é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial sejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expansão, modernização ou ajuste.

Na prática o processo consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento. Isso desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos, até os mais complexos, como módulos, subsistemas e sistemas.

A instalação de um Polo Naval em Rio Grande desperta o interesse de empresas de diversos setores. A Forship oferece soluções e serviços de engenharia para plantas industriais dos setores de óleo e gás, petroquímico, indústria naval, energia e mineração, tendo a operabilidade como seu grande foco. A empresa destaca-se também pelo desenvolvimento e implantação de métodos e ferramentas tecnológicas de ponta aprimorando a capacidade de gestão e execução das atividades de completação mecânica e comissionamento de um empreendimento.

Estiveram na sala ilhas do Cidec-Sul, na segunda-feira (20), o diretor de Engenharia da empresa, Antonio Prates, e o diretor da HMSWeb Ltda, a softwarehouse do grupo Forship, Luciano Gaete. Participaram cerca de 70 pessoas entre professores e alunos das áreas de Engenharia, Ciências da Computação e do Instituto Federal Campus Rio Grande, entre outros.

Prates foi orientado pela Petrobras a avaliar a possibilidade de um trabalho de parceria com a FURG para o desenvolvimento do projeto de automação de estaleiros usando tecnologia já apresentada pela Universidade. Na integração, a Forship poderia aportar seu conhecimento dos processos, ferramentas e necessidades em empreendimentos de óleo e gás, assinala o diretor de Engenharia.

O vice-reitor da FURG, professor Ernesto Luiz Casares Pinto, considera que a reunião de trabalho foi de alto nível e, principalmente, com alguns encaminhamentos concretos. Com uma carteira de encomendas já garantida para o Polo Naval, em torno de 6 bilhões de dólares, entre plataformas e cascos, temos a grande oportunidade de construir a competitividade internacional com sustentabilidade, avalia o professor.

Segundo o vice-reitor, é com essa obstinação que a FURG está trabalhando desde 2005 em parceria com a prefeitura de Rio Grande. Não vamos vencer esse desafio sem tecnologia e inovação. Só assim conseguiremos incluir mais empresas e pessoas da cidade e da Região, e a primeira reunião com a Forship foi mais um passo importante nessa direção.

Estiveram ainda na reunião: diretor da Escola de Engenharia, Joaquim Vaz; diretor da Escola de Química e Alimentos, Marcos Amarante; diretor do Centro de Ciências Computacionais, Nelson Duarter; e vice-diretora do Centro de Ciências Computacionais, Silvia Botelho.

Arquivos

Apresentação

 

Galeria

Antonio Prates detalhou os conceitos da empresa

Antonio Prates detalhou os conceitos da empresa

Assunto: Arquivo