Marcos Costa Filho é o patrono da 38ª Feira do Livro

O professor, escritor e imortal da Academia Rio-grandina de Letras Marcos Costa Filho é o patrono da 38ª Feira do Livro da FURG no Cassino, que acontece entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro. O convite foi feito e aceito na manhã desta sexta-feira, 3, no gabinete do reitor da FURG em exercício, prof. Ernesto Luiz Casares Pinto.

Participaram da reunião também os pró-reitores de Extensão e Cultura, Darlene Pereira, coordenadora da Feira do Livro e de Assuntos Estudantis, Luis Laurino. Casares Pinto e os pró-reitores explicaram como foi feita a escolha, entre os integrantes do comitê organizador do evento. Vários nomes foram sugeridos, mas o de Costa Filho foi o mais votado e foi apresentado à Reitoria, que o acatou, tendo em vista a produção literária, a sua dedicação à cidade e à Universidade e, em especial, à própria Feira do Livro.

Marcos Costa Filho tem 73 anos, é biólogo e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Atuou por 18 anos no antigo Colégio Técnico Industrial CTI. É membro da Academia Rio-grandina de Letras e escreve em veículos de comunicação impressos e on line. É ativo participante da Feira do Livro, todos os anos, através das atividades da ARL, da Casa do Poeta e atividades literárias em geral. Tem diversos livros publicados com poesias, contos, crônicas, ficção e o romance "Manuela", lançado em 2007, na Feira do Livro da FURG. Adora também música e canto coral.

Ele conta que escrever foi algo de que sempre gostou, embora não tivesse tempo para fazê-lo: como digo, agora só faço coisas leves. Uma delas é escrever, conta ele. Por isso, já licenciado em Ciências, com especialização em Biologia e tendo exercício o Magistério por décadas, na chamada terceira fase da vida graduou-se em Letras Português/Inglês, no ano de 2004.

Para o prof. Ernesto Casares Pinto, o convite é uma honra para a Universidade, pois é resultado de um reconhecimento da própria comunidade a um professor dedicado ao antigo CTI, que mesmo hoje, como IFRS, continua umbilicalmente ligado à FURG. O prof. Marcos disse que ser patrono da Feira é uma honraria muito grande, a qual eu não esperava e acho que não mereço.

Ele, que costuma organiza o tradicional concurso de poesias da Feira do Livro, diz que queria continuar a contribuir com um tijolinho no evento e que se sente em casa na FURG. Informado pela pró-reitora Darlene dos compromissos pela feira, a partir do lançamento na tarde de sexta-feira, o novo patrono afirmou: estou à disposição para tudo o que precisar. Enquanto o cara lá de cima me permitir, vou continuar ativo.

 

Galeria

Reitor em exercício, Ernesto Casares Pinto e os pró-reitores Darlene e Luis fizeram o convite ao professor

Reitor em exercício, Ernesto Casares Pinto e os pró-reitores Darlene e Luis fizeram o convite ao professor

Assunto: Arquivo