Geribanda: diversidade é atração nas atividades permanentes

Quem visitar o Cidec-Sul do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) até o domingo, 05, terá a oportunidade de conhecer e interagir com diferentes manifestações de arte e cultura regionais. Abertas na tarde quinta-feira, 02, as atividades permanentes do Geribanda Movimento de Arte e Cultura na FURG traz variedade de opções aos visitantes, das 9h às 21h.

O público pode aprender o caminho para elevar os sentimentos no espaço da Ikebana Sanguetsu: Sol, Lua e Terra, promovido pelo Núcleo de Johrei da FURG. No saguão do Cidec-Sul, poderá confeccionar uma pequena flor elegante, a shorinka, e perceber que a harmonia, beleza e arte da natureza são representações de Deus, independente de religião. Não é preciso trazer nada. É só chegar, convida a servidora da FURG aposentada Dulce Helena Mendonça, que há seis anos estuda e trabalha com Ikebana Sanguetsu. À medida que for trabalhando, a pessoa aprende a conviver com as diferenças e fortalece o íntimo, completa.

Os amantes de vídeo poderão conferir, na Sala de Vidros, trailers sobre os Pontos de Cultura formadores da Rede coordenada pelo Pontão Geribanda da FURG. Conforme o integrante da equipe do Pontão, Law Tissot, os trailers registram o ponto zero dos 16 projetos aprovados em 14 municípios das regiões Centro-Sul e Sul do Estado, apresentando os espaços, as cidades e os colaboradores das ações a serem desenvolvidas. Já a Mostra de Vídeos, na Asa Norte, reúne trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação em Artes Visuais, integrantes da comunidade acadêmica e artistas de outros Estados. A mostra apresenta curtas de diferentes temáticas, de ficção a vídeo-arte, performance ou intervenção, sob curadoria de Vinícius de la Rocha. O memorial In vitro, uma proposta da professora Tereza Lenzi, no Saguão, completa as opções audiovisuais.

FOTOS - No mesmo espaço da Mostra de Vídeo, ocorre a mostra Fazendo Foto, com apresentação do portfólio de fotografias das turmas de Licenciatura e Bacharelado 2009 de Artes Visuais. Fotografias também podem ser apreciadas na Sala de Vidros, na Mostra Fotográfica de Cultura Popular inspirada em acontecimentos locais rotineiros, sob o tema do Geribanda 2010 Tramando Teias, em clics de Aldivo Branco Mendes, Celso Santos, Célia Pereira, Cláudio Tarouco de Azevedo, Yimi Walter Premazzi Silveira Jr. e Wagner Silva. A mostra inclui ainda fotografias do acervo do Núcleo Artístico Cultural (NAC/FURG).

Na Asa Sul, o visitante poderá levar para casa um dos poemas do projeto Poema Vivo, coordenado pelo servidor Sérgio Schweitzer Cruz. Aprovado no Edital Pró-Cultura 2009 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FURG, o Poema Vivo deve ficar aberto à visitação até a segunda-feira, 06, e traz uma série de 10 objetos bi ou tridimensionais confeccionados a partir de poemas. A proposta permite que o público participe da construção do 11º objeto, projetado para a interação. Participam do projeto alunos e ex-alunos de Artes Visuais e integrantes da comunidade acadêmica: Ricardo Alves, Cláudio Azevedo, Silvana Oliveira, Cláudia Tavares, Diego Garcia, Ge Fonseca e Everton Soares, além de Sérgio. O coordenador destaca que a confecção das obras contou com apoio da Superintendência de Administração e Manutenção dos Campi (SAMC) e da equipe de marcenaria da FURG.

Na Asa Norte, a Mostra de Artes Visuais DesloUcados em Movimento traz um misto de desenho, escultura, colagem, pintura e fotografia, o Ponto de Cultura ArtEstação apresenta o espaço Fatos e Retratos Tramando teias e as Tendas Culturais apresentam a criatividade dos artesãos regionais na Feira de Economia Popular e Solidária, com os projetos apoiados pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese/FURG). E se a fome ou a sede chegarem ao final deste circuito, a Economia Popular e Solidária também é responsável pelo espaço das delícias gastronômicas.

 

Galeria

Nas Tendas Cuturais, a Feira de Economia Solidária atrai público

Nas Tendas Cuturais, a Feira de Economia Solidária atrai público

Assunto: Arquivo