Palestra aborda as origens cinema em Porto Alegre

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Artes Visuais, o Curso Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado e o Núcleo de investigação Corpo Imagem (ncorpoimagem) do Instituto de Letras e Artes (ILA) promovem a palestra Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908), com a historiadora e pesquisadora Alice Dubina Trusz. Será na quinta-feira, 25, às 9h30min, no miniauditório do ILA.

A palestrante é doutora em História, com ênfase em Cultura e Representações (UFRGS) e realizou estágio de doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, França. Alice apresentará os resultados da investigação histórica de sua tese de doutorado, recentemente publicada como um dos vencedores da primeira edição do Prêmio SAV da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Instituto Iniciativa Cultural e Ecofalante.

O livro apresenta um estudo histórico sobre a primeira década da exibição cinematográfica no Brasil, examinada a partir do caso de Porto Alegre, com a investigação das práticas que caracterizaram a exploração comercial do cinematógrafo para fins de entretenimento desde a sua introdução na cidade, em 1896, até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908.

O livro oferece também uma abordagem inédita sobre a história dos espetáculos de projeção de lanterna mágica que caracterizaram a experiência visual dos porto-alegrenses entre 1861 e 1896, e com os quais o cinema continuaria mantendo estreitos laços durante a sua primeira década de exibição. Além de preencher um vazio historiográfico sobre a temática no período e produzir conhecimentos fundados em dados verificáveis, o estudo problematizou certas ideias sobre a fase da exibição itinerante do cinematógrafo presentes na historiografia local e nacional.

 

Assunto: Arquivo