Animais marinhos reencontram habitat natural

Cram/FURG realiza liberação de 17 animais reabilitados

Cinco meses depois de serem recolhidos ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 17 animais voltaram ao habitat natural na manhã desta sexta-feira, 17. O dia ensolarado e a ausência de ventos fortes no Balneário Cassino contribuíram para o sucesso da operação, que contou com o auxílio de equipe de dez homens do 6º Grupo Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro e apoio da Petrobras.

Os treze pinguins-de-Magalhães e dois petreis-gigante, que quando chegaram ao Cram estavam cobertos de óleo, foram os primeiros a reencontrarem o lar. Em seguida, foram soltos o lobo marinho e a tartaruga cabeçuda, que apresentavam problemas com alimentação, o lobo-marinho por falta de alimento e a tartaruga por ingestão de lixo. De acordo com a equipe do Cram/FURG, os pinguins devem rumar para colônia na Argentina, passando pelo Estuário do Prata.

Os animais foram encontrados debilitados durante monitoramentos de praia realizados pelo Projeto Larus. No Cram, foram identificados e examinados pela equipe técnica, recebendo os primeiros socorros e o posterior tratamento. Ainda permanecem em recuperação na unidade três pinguins, um lobo-marinho e duas tartarugas.

Os animais liberados nesta sexta-feira receberam anilhas com número de registro, o que permite controle sobre seus destinos. Como exemplo, o médico veterinário Rodolfo da Silva cita que em 2007, um trabalho realizado na Argentina localizou um animal anilhado pela equipe rio-grandina em 2002. A oceanóloga Andréa Adornes destaca que o índice de sobrevivência dos animais recuperados pelo Cram chega a 86%.

Para o diretor do Cram, oceanólogo Lauro Barcelos, a liberação de animais reabilitados deve servir para as pessoas lembrarem dos danos que causam aos animais de vida livre e refletirem sobre a necessidade de convivência harmônica. Para que momentos como esse se repitam cada vez menos, completa. Em 37 anos de atividades, o Cram/FURG já recebeu mais de 11 mil animais marinhos para reabilitação.

 

Galeria

Imprensa regional e nacional acompanhou a liberação dos animais

Imprensa regional e nacional acompanhou a liberação dos animais

Assunto: Arquivo