Arqueólogos da Região Sul se reúnem em Jaguarão

Estudantes e professores de Arqueologia da FURG participam do evento

A Sociedade de Arqueologia Brasileira SAB, através de seu Núcleo Regional Sul SABSul, promoverá 7º Encontro Regional de Arqueologia, de 27 a 30 de setembro. Este encontro reúne, a cada dois anos, os arqueólogos que atuam na região Sul do Brasil, representando os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este ano, a cidade sede escolhida foi Jaguarão.

Segundo o professor Artur Barcelos, coordenador do Bacharelado em Arqueologia da FURG e atual membro da Coordenação da SABSul, esta escolha se deu pelo fato de Jaguarão integrar o Plano de Aceleração do Crescimento PAC das Cidades Históricas. Além disto, Jaguarão conta com uma Unidade da Universidade Federal do Pampa Unipampa, a qual oferece, entre outras, as graduações em História e Turismo. Some-se a isto o importante patrimônio histórico de Jaguarão e todas as ações que a comunidade e o Poder Público têm empreendido para a valorização da História, da Memória e do Patrimônio local.

O tema escolhido pelos arqueólogos para debate no encontro é Arqueologia, Patrimônio e Desenvolvimento. Os organizadores entendem que a área de Arqueologia vem passando por importantes transformações nos últimos anos, com o surgimento de Graduações específicas e a abertura de novos Programas de Pós-Graduações em diversas universidades do país. Estas mudanças são acompanhadas do crescimento do mercado de trabalho dos arqueólogos em função das obras de pequeno, médio e grande impacto que estão em curso no Brasil. Assim, este parece ser o momento para que os arqueólogos discutam as implicações profissionais, sociais, culturais e éticas destas mudanças em sua profissão.

Para o prof. Artur, nada mais recomendado que este debate ocorra em um cenário tão propício quanto a cidade de Jaguarão. Estão previstas duas conferências. Uma com a dra. Maria Clara Migliacio, do Centro Nacional de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional CNA/Iphan e outra com o dr. Antonio Lezama, da Universidad de La República del Uruguay - Udelar. Também haver quatro Simpósios Temáticos, onde profissionais dos três Estados representados discutirão as relações entre a Arqueologia e os Poderes Públicos; a Arqueologia como um vetor para o desenvolvimento local; as políticas adotadas para a guarda e preservação dos acervos arqueológicos e a formação dos arqueólogos no Brasil.

Além das conferências e simpósios, vários pesquisadores apresentarão os resultados de seus trabalhos nas sessões de comunicações e os estudantes, entre eles os acadêmicos do curso de Arqueologia da FURG, divulgarão suas atividades nas sessões de posters. A expectativa dos organizadores é de que o evento reúna em torno de 200 participantes, entre profissionais e estudantes. As atividades ocorrerão na Biblioteca Municipal de Jaguarão e no Campus da Unipampa.

O evento é promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira, Regional Sul, Universidade Federal do Rio Grande FURG, Universidade do Extremo Sul Catarinense Unesc, Museu Paranaense, ligado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão e pela Prefeitura Municipal. Conta ainda com o apoio da Associação Rio-grandense de Proteção do Patrimônio Arqueológico Arppa e da Eletrosul. Mais detalhes podem ser vistos em www.culturamaterial.com.br.

 

Assunto: Arquivo