Serviço de HIV/Aids do HU comemora 20 anos

Um clima de emoção e alegria foi sentido durante a comemoração dos 20 anos de um serviço pioneiro no Hospital Universitário Miguel Riet Correa, da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Na tarde de quarta-feira, 8, o Serviço HIV/Aids do HU comemorou 20 anos de funcionamento, com médicos, estudantes, enfermeiros, técnicos e pacientes no auditório Vicente Mariano Pias, da área acadêmica do Campus Saúde.

Durante a comemoração, a fundadora do serviço, médica Jussara Silveira, relembrou o início da epidemia de Aids, o preconceito da sociedade com relação aos portadores do vírus HIV, as parcerias que permitiram a manutenção e crescimento do serviço e o pioneirismo, que determinou a expansão do serviço e capacitação de trabalhadores no setor em 27 municípios.

Participaram da cerimônia o atual chefe do serviço Cláudio Moss, o diretor do HU Romeu Selistre, a chefe do serviço municipal de DSTs/Aids Ângela Celene, a secretária municipal de Saúde Zelionara Branco e o reitor da FURG, prof. João Carlos Brahm Cousin. O médico Nildo dÁvila também lembrou da luta contra a Aids Pediátrica no município, na região e no mundo, com as conquistas da ciência e da medicina, que fizeram com que a infecção por HIV não mais represente uma sentença de morte, mas sim, que os doentes possam ter qualidade de vida por muitos anos.

Para o reitor João Carlos Cousin, é importante comemorar os 20 anos deste serviço, mas também torcer para que as pesquisas nesta área continuem avançando até que a sociedade não necessite mais manter estes atendimentos, vencendo de uma vez por todas a doença que mata principalmente populações pobres da periferia mundial.

HOMENAGENS Os integrantes do serviço de HIV/Aids do Hospital Universitários homenagearam pessoas que foram importantes nestes 20 anos de história. Receberam flores vermelhas como sinal de agradecimento a fundadora Jussara Silveira; o professor Giovanni Baruffa, grande incentivador e professor da Medicina por vários anos, hoje aposentado; Cláudio Moss, médico que acompanhou toda a trajetória e atual chefe do setor; Nildo dÁvila, médico que começou e mantém o atendimento à Aids pediátrica; médica Gabriela Mendoza-Sassi, também incentivadora e uma das primeiras a atuar no setor e a enfermeira Elaine Miranda Pinheiro, que há vários anos atua não só no atendimento, mas nas ações de prevenção, que o serviço considera a principal arma na redução dos números da doença.

 

Galeria

Médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes e pacientes na cerimônia

Médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes e pacientes na cerimônia

Assunto: Arquivo