Gurizada do Caic diverte-se soltando pandorgas

Projeto Mais Educação é da escola de tempo integral

O vento relativamente fraco deu algum trabalho à garotada do Caic que foi até a área em frente ao Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) - Campus Carreiros - na manhã desta quarta-feira (18). Algumas tentativas de lançar as pandorgas no ar foram frustradas. Outras, no entanto, deram resultado e fizeram a alegria dos alunos.

Integrante da programação dos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a oficina de pandorgas é do projeto Mais Educação, da escola de alunos de tempo integral. Os estudantes frequentam as aulas pela manhã participam da oficina à tarde e vice-versa.

Vagner Max Lima, de 13 anos, era o mais feliz entre os colegas que tentavam jogar as pipas ao ar. Afinal, ele conseguira fazer com o material ficasse a uma boa altura. A cor amarela da pandorga foi escolhida pelo garoto por ser um símbolo do Brasil. Para completar o patriotismo, a cauda era vede.

Thairine Soares Valente, também de 13 anos, tinha um comportamento oposto. Afinal, ela não conseguia o mesmo sucesso. O grande esforço não era recompensado. A pandorga dos guris vai mais alto, queixava-se a menina. O vento não era o único culpado. As pipas que foram confeccionadas com papel mais leve subiam com maior facilidade.

O estudante de Matemática Aplicada, Jurandir Soares Garcia, é um dos orientadores dos garotos. Além de ensiná-los a confeccionar as pandorgas, explica noções de matemática ao grupo.

 

Galeria

Assunto: Arquivo