Artes plásticas, cultura e música nativista nas atrações na terça-feira

As atividades artísticas e culturais dos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande iniciam na terça-feira, 17, às 9h, com a abertura da exposição Diálogos, do artista plástico rio-grandino Marcelo Calheiros, no Espaço Cultural da Reitoria, Campus Carreiros, trazendo diversos trabalhos da trajetória do artista, em pintura, desenho e gravura. Calheiros integra o Grupo Cupins da Gravura do Curso de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da FURG e nesta exposição apresenta num novo olhar sobre diferentes técnicas, linguagens e períodos de sua obra. A exposição segue até 31 de agosto, em horário de expediente, das 8h às 12h e das 14hmin às 17h30min.

À tarde, o Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos (Nume/FURG) promove Jornada Cultural, no auditório do Campus Rio Grande, do Instituto Federal Rio Grande do Sul, com palestras da diretora do Museu Municipal Parque da Baronesa, de Pelotas, Annelise Montone, da museóloga Vanessa Teixeira e da historiadora Janice Hias e do presidente do Nume Prof. Osvaldo Barbosa. A proposta é debater as políticas implantadas para a modernização dos museus, apresentando ao público as iniciativas desenvolvidas no Parque da Baronesa e no Nume/FURG.

À noite, o acordeonista, compositor, produtor e arranjador, Aluísio Rockembach sobe ao palco do Cidec-Sul com os músicos Luciano Fagundes (violões e guitarra), Carissa Ferreira (violino), Douglas Vallejos (sax), Nando Barcellos (percussão) e Fabrício Moura (contrabaixo) para show nativista, com entrada franca, às 20h. Com nove anos de carreira, Rockembach soma prêmios em importantes festivais, como Reponte da Canção Nativa de São Lourenço do Sul, Martim Fierro de Santana do Livramento, Reculuta de Guaíba, Galponeira de Bagé e Sapecada de Lages SC. O show Aluísio Rockembach Quinteto apresenta ao público rio-grandino o CD Santa Flor.

 

Assunto: Arquivo