Apelo à preservação da natureza na 2ª Semana do Meio Ambiente

Um apelo à preservação ambiental e a preocupação com o crescimento de Rio Grande marcaram o primeiro dia da 2ª Semana do Meio Ambiente, que tem o tema As Cidades na Cidade: Olhar(es) sobre a Educação Ambiental em Rio(s) Grande(s). O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O coordenador do PPGEA, professor Humberto Calloni, começou o discurso de abertura falando das inquietações de alunos, professores e os segmentos mais carentes da sociedade que tratam das causas ambientais e sentem os seus efeitos. Enalteceu a parceria com a secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para que os assuntos ambientais possam ser discutidos e tenham evolução com ações concretas.

A primeira mesa-redonda Os Olhares dos Movimentos Sociais, teve representantes da Associação dos Moradores do Bairro Castelo Branco II, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e da Associação dos Pescadores da Vila São Miguel. A seguir, houve a palestra A Concepção de Domínio da Natureza na Sociedade Ocidental: uma Leitura a partir da Obra Dialética do Esclarecimento, com o professor Vilmar Alves Pereira, doutor em Filosofia e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O professor Marcelo Domingues, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI-FURG), também realizou palestra. O assunto foram os impactos sociais com o crescimento econômico de Rio Grande. O evento tem prosseguimento até esta quarta-feira.

Ator

O ator e diretor de teatro Cid Branco apresentou o seu personagem Cid Tropeço transmitindo uma mensagem de preservação da Lagoa dos Patos. Depois solicitou que os presentes dessem as mãos como significado de que, se cada um fizer a sua parte, é possível melhorar o meio ambiente.

 

Galeria

Assunto: Arquivo