Ambrozina, a abóbora gigante, visita os alunos do CAIC

Uma abóbora com 48kg está fazendo o maior sucesso entre os alunos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Caic/FURG, que carinhosamente a chamam de Ambrozina. Ela é resultado da agricultura ecológica, que não utiliza nenhum tipo de defensivo ou adubo químico, mas sim a adubação orgânica.

Ambrozina é resultado de 10 anos de cultivo do prof. dr. Lauro Witt, da Escola de Engenharia da FURG, sempre selecionando os maiores exemplares a cada safra. Witt desenvolve alguns experimentos tecnológicos na área ambiental. O Caic tem uma horta orgânica, mas ainda não conseguiu um produto com tamanha dimensão.

Segundo Witt, o maior ganho com este sucesso de produção é a repercussão que alcança na sociedade. Isto estimula as famílias para que tenham a cultura da agricultura urbana ecológica, promovendo ganho de saúde física e psicológica, e para o uso de produtos 'naturais', incrementando a identidade positiva da população, através da visualização de potencialidades manifestadas na região. Ou seja, tem um papel de educação ecológica acima de tudo, diz o pesquisador, que faz o cultiva de produtos ecológicos na própria casa.

O destino da abóbora será inevitavelmente se transformar em doce, mas antes disto terá o papel de promover a agricultura e o pensamento ecológico nas feiras e colégios da cidade. Pretende-se formar conjunto de três sementes e vender para famílias que queiram aceitar o desafio de repetir o feito na próxima safra. O recurso obtido com esta venda será doado para o Asilo dos Pobres da cidade.

 

Galeria

No sofá, ao invés da horta,

No sofá, ao invés da horta, "Ambrozina" mostra seu tamanho

Assunto: Arquivo