Evento sobre Arqueologia encerra com sucesso

O 1º Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica e 2ª Semana Acadêmica de Arqueologia encerrou nesta sexta-feira (28) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com duas importantes conferências. A primeira ocorreu no início da tarde com o professor doutor Hugo Nami, que abordou A Arqueologia Paleoindia no Cone Sul da América do Sul e Considerações sobre o Povoamento Americano. A segunda ocorreu no final da tarde com o professor doutor Eric Boëda, que abordou os novos dados sobre as indústrias pleistocênicas do Piauí.

A América do Sul foi provavelmente o último continente do planeta a ser habitado por humanos. Segundo a teoria paleontológica mais consolidada, os primeiros habitantes do continente teriam chegado por terra, vindo da América do Norte e, antes disso, da Ásia por meio de uma ponte de gelo existente entre os dois continentes na última Era Glacial. Outras teorias, no entanto, especulam que a América do Sul poderia ter sido povoada por polinésios que teriam atravessado o Oceano Pacífico em jangadas de bambu.

Usando slides, a projeção na tela pelo computador ou escrevendo em um quadro improvisado, o professor Nami apresentou os temas com quais tem lidado. Entre eles a arqueologia de caçadores-coletores, com especial ênfase nos do pleistoceno superior e holoceno temprano, e a arqueologia da Argentina (principalmente na Patagônia) e do Uruguai. Nami é doutor em Ciências Antropológicas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires.

O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A presença nas conferências foi sempre expressiva. A realização ocorreu no auditório e nas salas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul).

 

Galeria

Professor Hugo Nami abordou a arqueologia paleoindia no Cone Sul da América do Sul

Professor Hugo Nami abordou a arqueologia paleoindia no Cone Sul da América do Sul

Assunto: Arquivo