Prorrogadas as inscrições do curso do Gese/FURG

Quinhentos profissionais da educação da Rede Pública de Educação Básica de seis municípios da região sul do estado participarão do curso de extensão Sexualidade e Escola: discutindo a diversidade sexual, o enfrentamento ao sexismo e à homofobia, que é um projeto financiado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. O número é estimado pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que desenvolverá o curso, com financiamento do MEC/Secad.

As inscrições para Rio Grande e São José do Norte se encerram na segunda-feira (12) e para os demais municípios segue calendário específico disponível no site http://www.sead.furg.br/file.php/1/cursos/sexualidade_escola/index.html. O curso também é dirigido a universitários dos cursos de Licenciatura. A iniciativa envolverá os municípios de Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santo Antonio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e Chuí e tem como objetivo oferecer conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, de orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica no âmbito das escolas.

Ao longo do projeto serão desenvolvidas ações que visam discutir as questões de corpos, gêneros e sexualidades por meio de atividades presenciais 60 h/a nos pólos e à distância 20 h/a com a utilização da plataforma moodle/FURG. "De certo modo, pode-se dizer que esses temas ou questões estão por toda parte: na mídia, nos discursos médicos, religiosos, psicológicos, jurídicos e educacionais. Certamente, várias condições sociais, políticas e culturais, se conjugaram ou se articularam para produzir tal visibilidade. Entendemos que a escola tem um papel importante na discussão dessas temáticas e, enquanto instituição pública, tem mantido essas temáticas fora do currículo por serem entendidas como de âmbito privado. O Gese ao promover essas discussões no âmbito desse projeto, estará contribuindo para a inclusão social, para a superação do preconceito, da violência, da homofobia e a superação das desigualdades de gênero e sexuais", afirma a coordenadora do Gese/FURG Profª. Drª Paula Regina Costa Ribeiro.

O curso, de 80h/a, acontecerá no período de abril a novembro de 2010, com encontros presenciais e atividades à distância. A entrega de certificado estará condicionada a 75% presença e a produção de trabalho final (projeto de intervenção nas escolas). Mais informações pelo e-mail sexualidadeescola@furg.br ou pelo telefone 3233-6674.

 

Assunto: Arquivo