Navios da 28ª Operação Antártida voltam em abril

Os navios de pesquisa oceanográfica Ary Rongel e polar Almirante Maximiano devem passar por Rio Grande entre 7 e 10 de abril depois de participarem da 28ª Operação Antártida. A atuação conjunta no continente gelado teve o objetivo de aumentar a capacidade logística da Estação Antártica Comandante Ferraz.

A Estação de Apoio Antártico (Esantar), ligada à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ainda não recebeu a confirmação da data exata. O órgão presta apoio logístico às expedições brasileiras que se deslocam ao continente antártico, tanto por via marítima como aérea. A relação de material que ficará em Rio Grande também ainda está sendo aguardada.

O Ary Rongel saiu do Rio de Janeiro no dia 24 de outubro do ano passado. As escalas dos navios objetivam o recebimento de roupas especiais para o frio antártico à tripulação e pesquisadores que viajam junto, além de gêneros alimentícios e equipamentos para quatro acampamentos de pesquisa no continente gelado. O embarque do material geralmente ocorre no Porto Novo.

Já o Almirante Maximiano zarpou no dia 19 de outubro do Arsenal da Marinha, no Rio de Janeiro, para sua primeira viagem à Antártida, também tendo passado por Rio Grande. Entre os projetos de pesquisa da 28ª Operação Antártida estiveram o Criosfera, que estuda o solo, geologia e outras ciências da terra, e o APA, que faz o monitoramento do clima e da atmosfera. Ambos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Enquanto as embarcações atuam nas águas geladas, diversos voos ocorrem do Brasil para lá. No domingo, teve início o sétimo. O Hércules C-130 partiu do Aeroporto Internacional de Pelotas. Na sexta-feira ou sábado ocorrerá o retorno. A cada operação, figuras de destaque, como presidente da República, senadores e deputados federais, viajam para a Antártida.

 

Assunto: Arquivo