Pomar tomará posse como desembargador no dia 29 deste mês

O professor e advogado rio-grandino João Moreno Pomar, da Faculdade de Direito (Fadir), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tomará posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) no dia 29 de março, às 14h. A solenidade ocorrerá na sede do próprio TJE com a presença de inúmeras autoridades que já estão sendo convidadas.

A confirmação da data da posse ocorreu nesta sexta-feira (19) pelo professor, que está em Porto Alegre. Pomar desempenhava a função de diretor da Fadir. Com a nomeação de desembargador, ele pediu exoneração, mas continuará como professor da FURG. Segundo Pomar, é possível conciliar as duas atividades.

Outro fato que o leva a decidir pelas funções simultâneas é a de poder trazer para Rio Grande a experiência que terá no TJE. Além disso, com o círculo de relações que passará a ter, planeja, por exemplo, convidar desembargadores a vir à Universidade para ampliar o leque de conhecimentos na área jurídica que os alunos do curso de Direito passarão a ter. Pretendo manter essas raízes com a cidade do Rio Grande, revela ele, que foi presidente da União Rio-grandina de Estudantes Secundaristas (Ures), na época em que esses estudantes foram às ruas reivindicar a criação de uma universidade em Rio Grande.

A nomeação ocorreu no Diário Oficial do Estado do dia 10. A escolha foi feita pela governadora Yeda Crusius. Pomar integrou a lista tríplice votada pelo Tribunal a partir de seis nomes indicados pela Ordem dos Advogados (OAB). O professor disse que não recebeu a nomeação com surpresa, porque havia ocorrido uma sequência de indicações. Essa foi a quarta vez que ele foi indicado. Quando existe vaga em Tribunais de Justiça, é formada uma lista sêxtupla para envio ao órgao que, após votação interna para a formação de lista tríplice, remete ao chefe do Poder Executivo, que decidirá pela nomeação de um deles.

 

Galeria

Assunto: Arquivo